27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:976-1


Poster (Painel)
976-1ABSORÇÃO DE NUTRIENTES POR MUDAS DE Gliricidia sepium INOCULADAS COM Rhizobium sp. E FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM NEOSSOLO LITÓLICO
Autores:Albuquerque, S.F. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Pontes, M.M.C.M. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Marques, J.S. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Sousa, A.R. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Lopes, G.M.B. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Figueiredo, M.V.B. (IPA - Instituto Agronômico de PernambucoSEAGRI - Secretaria de Agric. e Desenvolvimento Agrário de Alagoas)

Resumo

A leguminosa arbórea Gliricidia sepium, espécie de uso múltiplo tolerante à seca, fornecedora de forragem, lenha, estacas e adubo verde, apresenta potencial para o incremento da produtividade da agricultura familiar no Semiárido do Nordeste brasileiro. Suas propriedades melhoradoras do solo devem-se à associação de suas raízes com rizóbio e fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), que promovem a absorção de nutrientes essenciais ao crescimento das plantas, tais como nitrogênio e fósforo, respectivamente. Este trabalho, executado no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), teve como objetivo avaliar a eficiência da inoculação com Rhizobium sp. (BR 8801) e FMAs (Glomus clarum, Gigaspora margarita) na absorção de nutrientes por mudas de gliricídia, cultivadas em solo (Neossolo Litólico) não esterilizado, proveniente do Assentamento Olho D’Água do Félix, Caruaru, Semiárido de Pernambuco. O experimento foi conduzido em delineamento experimental de blocos casualizados com 4 repetições de 8 tratamentos: testemunha absoluta (não inoculada); BR 8801; Glomus clarum; Gigaspora margarita; BR 8801 + G. clarum; BR 8801 + G. margarita; G. clarum + G. margarita; BR 8801 + G. clarum + G. margarita. As sementes foram inoculadas com a estirpe BR 8801 (CNPAB) antes da semeadura, utilizando-se turfa como veículo para a inoculação. Os FMAs foram utilizados na forma de propágulos, provenientes do CNPAB, na proporção de 100 glomerosporos.vaso-1.CNPA foram utilizados na proporção de 100 glomerosporos.vaso-1. Aos 150 dias após o cultivo foram coletadas a parte aérea e as raízes das plantas. O material coletado foi submetido à análise química pelo Laboratório de Plantas e Rações do IPA para determinação dos teores de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), após secagem em estufa de circulação forçada, à temperatura de 65 ºC, por um período de 72 horas. Pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, os tratamentos não se diferenciaram estatisticamente, demonstrando que os rizóbios e FMAs nativos foram tão eficientes na absorção de nutrientes quanto os micro-organismos testados. Estudos de isolamento de estirpes nativas deverão ser realizados com vistas à seleção de micro-organismos mais eficientes para inoculação da gliricídia em condições de solo do Assentamento Olho D’Água do Félix. Agradecimentos: ao CNPq pelo auxílio à pesquisa e pela concessão de bolsas.