27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:971-1


Poster (Painel)
971-1INFLUÊNCIA DO EXTRATO BRUTO DE Eugenia uniflora NA CAPACIDADE DE ADESÃO DE ISOLADOS CLÍNICOS DE Candida spp. ORIUNDOS DA CAVIDADE BUCAL DE PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS.
Autores:Souza, L.B.F.C. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ferreira, M.R.A. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Soares, L.A.L. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Svidzinski, T.I.E. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Milan, E.P. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Chaves, G.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Candida spp. podem ser encontradas em aproximadamente 30 a 60% dos indivíduos saudáveis como leveduras comensais. Entretanto, na presença de fatores predisponentes como a imunossupressão, as mesmas são capazes de causar infecção. A candidíase é uma das principais manifestações orais em pacientes transplantados renais. Candida spp. apresentam alguns fatores de virulência essenciais no processo de infecção, incluindo a capacidade de aderir a células epiteliais bucais humanas (CEBH). O extrato bruto das folhas de Eugenia uniflora, popularmente conhecida como pitanga, tem demonstrado ação antifúngica frente a Candida spp. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a influência da ação do extrato bruto de E. uniflora na capacidade de adesão a CEBH de cepas de Candida spp. isoladas da cavidade oral de pacientes transplantados renais provenientes de Natal-RN e Maringá-PR. Para avaliar a influência do extrato bruto do referido vegetal na capacidade das células de Candida spp. aderirem às CEBH, as mesmas foram crescidas overnight em NGY na ausência e na presença do extrato. Em seguida padronizou-se o ensaio de forma que existisse uma proporção de 10:1 (células de C. albicans X CEBH), incubadas a 37 ºC por 1 hora (200 rpm). As células foram fixadas com formalina em PBS a 10% e o número de células de Candida aderidas a 150 CEBH determinado por observação em microscopia óptica. Neste trabalho, foram utilizadas cepas de Candida albicans e de Candida não-C. albicans, sendo: 26 cepas de C. albicans, 2 de C. dubliniensis, 4 de C. tropicalis, 3 de C. glabrata e 6 do complexo C. parapsilosis. Observou-se que os isolados de C. albicans apresentaram-se mais aderentes (média de 233 células de Candida/150 CEBH) que os de Candida não-C. albicans (média de 130 células de Candida/150 CEBH). Na presença do extrato de pitanga, foi observada uma redução da capacidade de adesão das leveduras. A maior porcentagem de redução ocorreu entre os isolados de C. parapsilosis (94,8%), seguida de C. tropicalis (62,5%), C. albicans (48,3%), C. glabrata (45,8%) e C. dubliniensis (24%). A tendência de redução da capacidade de adesão dos isolados de Candida spp. crescidos na presença do extrato bruto de E. uniflora sugere um possível papel do mecanismo de ação da atividade antifúngica do extrato bruto vegetal na expressão dos fatores de virulência de Candida spp.