27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:968-2


Poster (Painel)
968-2ESTUDO in vitro DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS DE Sapindus saponaria L. (SAPINDACEAE) NO CONTROLE DO FITOPATÓGENO Alternaria alternata
Autores:Rhoden, S. A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Garcia, A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Polli, Andressa Domingos (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; dos Santos, C. M. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Polonio, J.C. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Azevedo, J.L (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Pamphile, J. A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Microrganismos endofíticos habitam o interior das plantas e não causam danos ao seu hospedeiro, podem produzir substâncias que inibem a herbivoria ou também produzem substâncias como hormônios vegetais. Nas últimas décadas os endófitos tem se mostrado promissores na busca de compostos bioativos, que podem ter aplicações de interesse médico e agrícola. Sapindus saponaria L. (Sapindaceae) é uma árvore conhecida popularmente como sabão-de-soldado, saboeiro entre outros. Preparações da casca raiz e o fruto são utilizados como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Estudos utilizando fungos endofíticos isolados de folhas de S. saponaria demonstraram atividade antimicrobiana. O objetivo neste trabalho foi a avaliação da atividade antagonística in vitro de cinco bactérias endofíticas isoladas de folhas S. saponaria contra o fungo fitopatógeno Alternaria alternata. Para o teste, disco de 6 mm de diâmetro do fitopatógeno foi inoculado no centro da placa de Petri contendo meio BDA, em seguida, foram realizadas duas estrias, uma em cada lado do fungo a uma distância de dois centímetros da borda, sendo o diâmetro total da placa de 9 cm. No controle foi inoculado somente o fitopatógeno no centro da placa. O índice de inibição da bactéria endofítica foi realizado, utilizando o programa imageJ 1.46r, pela aferição de área do fitopatógeno em comparação com a área do controle, de acordo com a fórmula: Im = 100 - (MT/MC)x100, onde Im= Índice de inibição em porcentagem do crescimento micelial, MT=Média da área da triplicata aferida para o tratamento em cm2, e MC= Média da área da triplicata aferida para o controle em cm2. Os Im’s foram: 67,15% (isol. 60), 62,72% (isol. 66), 70,4% (isol. 76), 13,52% (isol. 78) e 23,4% (Isol 86). Estes resultados demonstram que as bactérias endofíticas inibem in vitro o crescimento do fitopatógeno em diferentes porcentagens, sendo que estudos ainda se fazem necessários para determinar a melhor forma de aplicação de microrganismos no controle deste fitopatógeno.