27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:967-2


Poster (Painel)
967-2Pesquisa de STEC e EPEC em amostras de água para consumo humano, na região Norte do Estado do Paraná, durante ano de 2011
Autores:Waldrich, T.L. (UNIFIL - Centro Universitário FiladélfiaUEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Moraes, L.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Fonteque, M.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Pelayo, J.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Rocha, S.P.D. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A água é essencial para a vida na Terra, sendo um importante meio de transmissão de diversas doenças ao ser humano, tornando-se assim primordial a avaliação da qualidade microbiológica da água de consumo. As doenças veiculadas pela água são tipicamente causadas por patógenos entéricos como a Escherichia coli. No homem a E. coli pode provocar infecções intestinais e extra-intestinais. As que provocam infecções intestinais são conhecidas como E. coli diarreiogênicas e são classificadas em seis patotipos, dentre eles a E. coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli produtora da toxina shiga (STEC). A infecção causada por STEC pode causar casos esporádicos de diarreia, colite hemorrágica (CE) e síndrome hemolítica urêmica (SHU). Isolados deste patotipo podem expressar um ou ambos os tipos de toxina Shiga, designadas de Stx1 e Stx2, a última intimamente relacionada à SHU. EPEC é capaz de causar uma lesão histopatológica na mucosa intestinal denominada attaching-effacing. Essa lesão é desencadeada por proteínas que são codificadas no locus of enterocyte effacement, no qual encontra-se o gene eae. Alguns estudos fora do Brasil mostram o isolamento de patotipos de E. coli diarreiogênica em fontes de água para consumo humano. Porém estes estudos são escassos no Brasil. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a presença de STEC e EPEC, em 338 amostras de E. coli isoladas de água para consumo humano. Uma grande porcentagem dessas amostras de água não era tratada com cloro e nem adicionadas de flúor. A presença de STEC e EPEC foi verificada através da PCR pesquisando-se os genes stx1, stx2 e eae. Do total de 338 amostras pesquisadas, cinco apresentaram o gene stx2 e duas o gene stx1. Nenhuma amostra apresentou o gene eae. Portanto, no total foram encontradas sete STEC e nenhuma EPEC. Assim, amostras de E. coli isoladas de água para consumo humano além de serem indicadoras de contaminação fecal também podem ser patogênicas e provocar grave casos de diarreia, CE e SHU.