27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:961-2


Poster (Painel)
961-2AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO ATERRO CONTROLADO MUNICIPAL DE ITABIRA - MG NA QUALIDADE DA ÁGUA E MICROBIOTA ENDOFÍTICA DE UMA GRAMÍNEA
Autores:Quintão, P. L. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Faria, B. F. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Portilho, S. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Freitas, R. B. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Oliveira, R. S. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; FERREIRA, S. S. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Santos, H. L. S. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Mendes, E. A. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Pereira, H. R. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) ; Linhares, I. (FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira)

Resumo

Um dos muitos problemas que surgiram em decorrência do desenvolvimento e consumismo da sociedade são os resíduos sólidos urbanos. Na tentativa de amenizar os problemas decorrentes da má disposição final dos resíduos, foram criados os aterros. Esta pesquisa propõem a geração de informações quanto às características microbiológicas do chorume e água superficial, além da diversidade de microrganismos endofíticos em gramíneas do entorno do aterro controlado de Itabira-MG. A pesquisa foi realizada no Aterro Controlado de Itabira – MG, com coletas em setembro e novembro de 2012. Amostras de água foram obtidas em um corpo hídrico que atravessa o aterro, sendo uma a montante e outra dentro do aterro, já o chorume, em um tanque. A contagem de bactérias heterotróficas foi realizada por Pour plate, sendo feita uma diluição seriada até 10-7, e depositando-as em placas contendo meio PCA e incubadas a 35ºC por 48 h. Para análise de endofíticos foi coletada uma gramínea na área de influência do aterro e outra fora. Estas foram separadas em folha, caule e raiz, que passaram por desinfecção superficial. Seus fragmentos foram incubados em meios BDA e LB na temperatura ambiente por sete dias. Para o chorume, foram contabilizadas, no período seco 2,3 x105 UFC/mL e no chuvoso 1,9 x 103 UFC/mL. Observou-se que, no período chuvoso, o número de bactérias foi menor, provavelmente pelo chorume estar diluído. Pôde-se observar que nas amostras de água a quantidade de bactérias foi sempre maior a montante do aterro, possivelmente por ter apresentado mais oxigênio na água. Para os endofiticos, foi possível visualizar que no período chuvoso, plantas localizadas dentro do aterro apresentavam maior colonização, provavelmente devido à matéria orgânica presente no solo e a maior taxa fotossintética deste período. Aparentemente, o aterro controlado tem influência na densidade de microrganismos isolados da água e do interior de plantas assintomáticas. Também puderam ser observadas as alterações provocadas pela sazonalidade dentro da área de influência do aterro.