27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:956-1


Poster (Painel)
956-1Seleção em meio sólido de lípase em diferentes temperaturas em isolados de Aspergillus ssp da Caatinga de Pernambuco
Autores:Amorim, H.S. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Lima, B.F. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Sá Muniz, M.C. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Correia, M.A.B. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Vilar Júnior, J.C. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Alencar, A.A. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAPUNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Tavares. L.L.P. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Campos Takaki, G.M. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB)) ; Alves da Silva, C.A. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB))

Resumo

A caatinga abrange uma área de 735.000km2 que ocupa a região Nordeste do Brasil, apresentando um solo rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e a luminosidade, intensos durante todo ano, possuindo uma diversidade microbiana ainda pouco conhecida. O gênero Aspergillus apresenta um elevado potencial biotecnológico em produzir inúmeras enzimas extracelulares, ácidos orgânicos e outros metabólitos secundários de importância biotecnológica. As lípases (E.C.3.1.1.3), são enzimas que catalisam a hidrólise total ou parcial do triacilglicerol a diacilglicerol, monoacilglicerol, glicerol e ácidos graxos livres, apresentando a capacidade única de agir apenas na interface óleo/água, possuem várias aplicações industriais e ambientais. Foram utilizadas amostras de fungos filamentosos do gênero Aspergillus ssp, isoladas Caatinga do Estado de Pernambuco, denominadas de SIS 10, SIS 11, SIS 14, SIS 15 e SIS 16 para detecção em meio sólido em diferentes temperaturas da produção de lípase. As culturas foram mantidas em Ágar Sabouraud Dextrose, e o meio utilizado para detecção da atividade lipolítica apresentou a seguinte composição (g/L): Peptona 10g; Cloreto de sódio 5g; Cloreto de cálcio dihidratado 0,1 g; Ágar 20g; Tween 20 -10mL; Água destilada 1000 mL; pH 6,0. Foram preparadas suspensões espóricas das amostras de Aspergillus e inoculados 100 µL em placas de Petri contendo o meio de detecção com poços de 0,8 cms. As placas foram acondicionadas em diferentes temperaturas (28, 37 e 45 oC) durante 96 horas, com acompanhamento diário, em triplicata. O aparecimento de um halo claro característico da reação dos ácidos graxos em torno das colônias evidencia a presença da enzima. Os resultados obtidos demonstraram que as melhores detecções enzimáticas foram evidenciadas nas temperaturas de 28 e 37 oC no período de 96h. Os melhores resultados observados na temperatura de 28oC foram para as amostras denominadas SIS 10 e SIS 16, com halos característicos de 50 mm, respectivamente. A temperatura de 37oC apresentou a formação de halos nas amostras SIS 14 e SIS 16 de 40mm. Verifica-se que os isolados da Caatinga apresentam um bom perfil biotecnológico para produção de lípases microbianas.