27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:951-2


Poster (Painel)
951-2Perfil de sensibilidade a antimicrobianos e genes de resistência em cepas de Bacteroides e Parabacteroides isoladas de cães
Autores:Costa, C.L. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Silva,J.O. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Reis, A.C.M. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Frota, C.C. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Carvalho,C.B.M. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

Bacteroides e Parabacteroides são bacilos Gram negativos anaeróbios estritos que fazem parte da microbiota normal de humanos e animais, mas que são capazes de causar infecções. Frequentemente são os anaeróbios mais isolados de amostras clínicas e apresentam elevada resistência a antimicrobianos, principalmente clindamicina e tetraciclina. O objetivo desse estudo foi avaliar o perfil de sensibilidade a antimicrobianos e identificar genes de resistência em cepas de Bacteroidales isolados da microbiota intestinal de cães. A sensibilidade de 24 cepas de Bacteroidales a 10 antimicrobianos foi determinada utilizando o método de microdiluição em placa e a presença de genes de resistência foi detectada usando PCR convencional. As cepas utilizadas foram: Bacteroides fragilis, B. thetaiotaomicron, B. ovatus, B. vulgatus, B. eggerthii e Parabacteroides distasonis. Todas as cepas apresentaram sensibilidade ao cloranfenicol, imipenem e metronidazol. Apenas uma cepa foi resistente a cefoxitina e intermediária a amoxilina/ácido clavulânico e enrofloxacina. Todas as cepas testadas apresentaram resistência à penicilina G e ciprofloxacina, 83% a clindamicina e 50% a tetraciclina. Os genes ermB, ermF e ermG são os determinantes mais comuns de resistência genética a clindamicina em cepas de Bacteroidales. Entre as 20 cepas resistentes a clindamicina apenas o gene ermF foi detectado em 10%. A resistência bacteriana a clindamicina pode surgir devido a presença dos genes erm ou por outros mecanismos, tais como as bombas de efluxo. A tetraciclina é um dos antibióticos mais utilizados em todo o mundo, mas o seu uso tem sido reduzido por causa das altas taxas de resistência observadas em vários micro-organismos, incluindo Bacteroides spp. e P. distasonis. Neste estudo, das 12 cepas resistentes, 92% apresentaram o gene tetQ e entre as 24 cepas o gene foi presente em 19 cepas (79%). Este resultado sugere que estas bactérias podem tornar-se resistentes quer pela ativação de outros genes, como tetM, tetK, e tetO, ou por outro mecanismo de resistência que ainda precisa ser esclarecido. A presença de elevada resistência antimicrobiana a partir de isolados da microbiota intestinal e a detecção destes genes, nessas cepas potencialmente patogênicas, são de interesse como reservatórios de genes de resistência a diferentes antimicrobianos.