27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:934-2


Poster (Painel)
934-2Eficácia dos fitoconstituintes carvacrol e 1,8-cineol na inibição do crescimento e sobrevivência de Pseudomonas fluorescens ATCC 11253
Autores:Sousa, J.P. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Oliveira, K.A.R. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba) ; Medeiros, J.A.C. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba) ; Silva, M.M.O. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba) ; Souza,E.L. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba)

Resumo

Pseudomonas fluorescens é considerado um micro-organismo psicrotrófico, que pode contribuir com a colonização de outros patógenos em alimentos, além de se envolver em processos de deterioração. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia dos fitoconstituintes carvacrol e 1,8-cineol na inibição do crescimento e sobrevivência de Pseudomonas fluorescens. Os fitoconstituintes foram obtidos da empresa Sigma-Aldrich Brasil Ltda e a cepa teste (Pseudomonas fluorescens ATCC 11253) utilizada nos ensaios, da Coleção de Micro-organismos do Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do Departamento de Nutrição, CCS, UFPB. A Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Inibitória Fracional (CIF) dos fitoconstituintes foram determinadas pela técnica de macrodiluição em caldo (35°C/24h), enquanto a viabilidade da cepa teste foi avaliada em caldo Brain Heart Infusion (BHI) (7°C) adicionado de diferentes concentrações dos fitoconstituintes (isolados: CIM; combinados: 1/8CIM + 1/8CIM, 1/4CIM + 1/4CIM), ao longo de 24 horas, utilizando o método de contagem de células viáveis (log ufc/mL). Os ensaios foram conduzidos em duplicata e as análises estatísticas realizadas no Software Sigma Stat. 3.1. Os valores da CIM do carvacrol e 1,8-cineol foram, respectivamente, 2,5µl/mL e 10µl/mL, enquanto o valor da CIF foi 0,25, sugerindo uma interação sinérgica destes compostos frente à cepa teste. A adição dos fitoconstituintes isolados (CIM) e combinados (1/8CIM + 1/8CIM, 1/4CIM + 1/4CIM) causou uma redução significante (p<0,05) nas contagens bacterianas ao longo das 24 horas de exposição, em relação ao ensaio controle. No entanto, não houve diferença significativa (p>0,05) entre as contagens dos tratamentos. A exposição à combinação 1/8CIM + 1/8CIM alcançou uma contagem >1,0 log ufc/mL após 8h de exposição aos compostos, enquanto os demais tratamentos apresentaram esta contagem após 4h de contato com os fitoconstituintes. Não foi observada recuperação das contagens nos demais intervalos avaliados. Concluiu-se que os fitoconstituintes carvacrol e 1,8-cineol aplicados isoladamente ou em combinação apresentaram inibição do crescimento de Pseudomonas fluorescens ATCC 11253, caracterizando-se como uma possível alternativa natural na higienização de alimentos. Ainda, o uso combinado destes compostos em baixas concentrações pode contribuir para diminuir o impacto sensorial da sua aplicação como sanitizantes em alimentos, atendendo a demanda atual dos consumidores por alimentos com aspecto natural.