27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:934-1


Prêmio
934-1Inibição de bactérias contaminantes de hortaliças minimamente processadas em inóculo misto por carvacrol e 1,8-cineol isolados e em combinação
Autores:Oliveira, K.A.R. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba) ; Medeiros, J.A.C. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba) ; Silva, M.M.O. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba) ; Sousa, J.P. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Souza,E.L. (UFPB - Universidade Federal de Paraíba)

Resumo

Bactérias psicrotróficas são geralmente encontradas em alimentos armazenados em temperatura de refrigeração, a exemplo das hortaliças minimamente processadas (HMP), consideradas alimentos saudáveis e naturais, mas que devido a sua intensa manipulação podem ser veículos para esse grupo de micro-organismos. Diante deste contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos fitoconstituintes carvacrol (CAR) e 1,8-cineol (CIN) na inibição de algumas bactérias psicrotróficas contaminantes de HMP, quando ensaiadas em inóculo misto. Os fitoconstituintes CAR e CIN foram obtidos da empresa Sigma-Aldrich Brasil Ltda, enquanto foram utilizadas cepas tipo padrão (Listeria monocytogenes ATCC 7644, Pseudomonas fluorescens ATCC 11253 e Aeromonas hydrophila INCQS 7966) como bactérias teste. A Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Inibitória Fracional (CIF) do CAR e CIN foram determinadas pela técnica de macrodiluição em caldo (35°C/24h), enquanto a viabilidade das cepas teste foi avaliada em caldo Brain Heart Infusion (BHI) (7°C) adicionado de diferentes concentrações dos fitoconstituintes (isolados: CIM; combinados 1/8CIM + 1/8CIM), ao longo de 24 horas, utilizando o método de contagem de células viáveis (log cfu/mL). Os valores da CIM do CAR e CIN foram, respectivamente, 1,25µl/mL e 40µl/mL, e o valor da CIF foi 0,25, sugerindo uma interação sinérgica destes compostos frente ao inóculo misto das cepas teste. A adição de CAR (CIM) e CIN (CIM) causou redução (p<0,05) das contagens bacterianas ao longo das 24 horas de exposição, no entanto, não houve diferença (p>0,05) entre a CIF e o controle. A exposição ao CAR (CIM) provocou uma diminuição de 4 log cfu/mL após 24 horas de exposição, sendo este valor inferior (p<0.05) àqueles encontrados para o CIN (CIM) e para a combinação de CAR e CIN. Os ensaios realizados demonstraram um efeito sinérgico entre o CAR e CIN frente a cepas de bactérias contaminantes de HMP, quando ensaiadas em inóculo misto, o que poderia diminuir o impacto sensorial da sua aplicação como sanitizantes nestes alimentos, possibilitando uma melhor aceitação pelos consumidores.