27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:926-1


Prêmio
926-1INVESTIGAÇÃO DE RNAm DE MYCOBACTERIUM LEPRAE EM COLEÇÕES DE ÁGUA AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS CEARENSES DE BOA VIAGEM, CRATO, JUAZEIRO DO NORTE E SOBRAL.
Autores:Holanda, M.V. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Macedo, M.L.B. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Santos, T.E.O. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Sabadia, J.B. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Frota, C.C. (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

INTRODUÇÃO. A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae que afeta os nervos periféricos e a pele. O principal modo de transmissão da doença está relacionado com a eliminação dos bacilos provenientes de pacientes multibacilares através do trato respiratório superior. Porém, atualmente, é pesquisada a possível interferência de fatores ambientais na transmissão da hanseníase, como solo, água, vegetação e tatus. O presente trabalho buscou avaliar a presença e a viabilidade do M. leprae em coleções de água ambientais coletadas nos municípios de Boa Viagem, Crato, Juazeiro do Norte e Sobral empregando técnicas de biologia molecular. MATERIAIS E MÉTODOS. Foram coletadas cinco amostras de 1000 mL de água por local de coleta nos 24 reservatórios selecionados. Foi realizada a extração do RNA total das amostras com auxílio do kit PowerWater RNA Isolation (Mo Bio). Posteriormente, foi realizada amplificação do RNAm relativo ao gene gyrA do M. leprae com o kit OneStep RT-PCR (QIAGEN) e o produto de 187pb foi visualizado em gel de agarose 1% corado com brometo de etídio. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. A pesquisa da viabilidade de bacilos em M. leprae em amostras ambientais com o uso de métodos moleculares já foi realizada em outros estudos na Índia e no Reino Unido. Não foi possível utilizar uma das amostras, totalizando 119 amostras. Em 52 das 119 amostras analisadas, foi detectada a presença de RNAm, correspondendo a uma positividade de 43,7%. Os municípios de Crato e Juazeiro do Norte apresentaram positividade em todos os cinco reservatórios analisados (100%) enquanto que os municípios de Boa Viagem e Sobral obtiveram positividade de 57,1% e 75%, respectivamente. Um sítio de coleta em Juazeiro do Norte e outro em Boa Viagem apresentaram todas as réplicas positivas, enquanto que oito locais possuíram três amostras com positividade (33,3%). Os produtos de PCR obtidos foram confirmados por sequenciamento. CONCLUSÃO. A presença de RNAm de M. leprae nestas amostras de água demonstra não somente a existência do bacilo da hanseníase, mas indica fundamentalmente para a existência de bactérias viáveis nessas amostras. Desta forma, torna-se importante uma maior investigação da influência dos fatores ambientais na dinâmica de transmissão da hanseníase.