27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:908-2


Poster (Painel)
908-2Comparação dos métodos de cultura bacteriana, Captura Hibrida e PCR in house para o diagnóstico de Neisseria gonorrhoeae
Autores:Brasiliense, D. M (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS) ; Sodré, R. N (FSCMPA - FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ) ; Moura, A. M (FSCMPA - FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ) ; Santiago, K. L. L (FSCMPA - FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ) ; Costa, J. B (IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS) ; Valente, J. L. F (FSCMPA - FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ) ; silva, I. C. S. P (FSCMPA - FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ) ; priante, A. M. M. (FSCMPA - FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ)

Resumo

N. gonorrhoeae (NG), diplococo Gram-negativo fastidioso, é um patógeno humano obrigatório que infecta superfícies mucosas causando a gonorréia, uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) bacterianas mais frequentes no mundo. Nas mulheres, causa principalmente cervicite e nos homens uretrite, sendo que a infecção do reto e da faringe pode ocorrer em ambos os sexos. A importância do controle da gonorréia não está limitada apenas à frequência numérica, mas à possibilidade de complicações advindas das infecções não tratadas, como prostatite e epididimite no homem, ou doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e infertilidade na mulher. Desta forma, um diagnóstico rápido e acurado é altamente desejável, possibilitando o tratamento adequado do indivíduo e seu parceiro(a), levando a quebra da cadeia de transmissão. OBJETIVO: comparar três métodos para o diagnóstico de N. gonorrhoeae em amostras de secreção endocervical. MATERIAL E MÉTODOS: foram analisadas amostras de material endocervical colhido de 156 mulheres atendidas no serviço de ginecologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Para cada paciente foi realizada a cultura bacteriana em agar Thayer Martin Modificado, o teste de Captura Hibrida (utiliza sonda de RNA para detectar o DNA de N. gonorrhoeae), com o kit comercial HC2 GC-ID DNA test v.2.0 (DIGENE) e a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) in house, utilizando o protocolo descrito por Mahony et al., (1995), amplificando um fragmento de 390 pares de bases do gene cppB do plasmídio críptico de N. gonorrhoeae. RESULTADOS: todas as 156 amostras submetidas à cultura bacteriana deram negativas. Entretanto, no teste de Reação em Cadeia da Polimerase in house quatro amostras revelaram resultado positivo, o qual foi repetido para confirmação. Destas quatro amostras, apenas três deram positivas para captura híbrida. Este resultado reflete a elevada sensibilidade dos testes moleculares, em especial aqueles baseados na amplificação de ácidos nucleicos, como é o caso da PCR. Vale ressaltar ainda que N. gonorrhoeae é um microrganismo fastidioso e sensível às condições ambientais, o que pode prejudicar sua recuperação em meios de cultura. Este fator não interfere nos testes moleculares, uma vez que não há necessidade de organismos viáveis presentes na amostra. CONCLUSÃO: o presente estudo demonstra a superioridade de dois testes moleculares (captura hibrida e PCR) em detrimento da cultura bacteriana para detecção de NG em amostra clínica endocervical, sendo os melhores resultados observados para o teste de PCR in house.