27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:907-1


Poster (Painel)
907-1AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOFILME E DA SUSCEPTIBILIDADE DE CORYNEBACTERIM STRIATUM MULTIRRESISTENTE FRENTE A DESINFETENTES E ANTISÉPTICOS UTILIZANDO CARREADOES METÁLICOS
Autores:Souza C (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJUFRJ - Dep. Análises Clínicas e Toxic. da Fac.de Farmácia da UFRJ.) ; MOTA, HF (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJUFRJ - Dep. Análises Clínicas e Toxic. da Fac.de Farmácia da UFRJ.) ; Souza, M.C. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Ramos, JN (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Farias, Y.V. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Martins M.S.M (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Sant'Anna L.O. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Santos L.S. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Viana V. G. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Stavracakis, R.P. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Fátima,N (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Andrade A.O. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Santos C.S. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Hirata, Jr.R. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ) ; Moreira, L.O. (UFRJ - Dep. Análises Clínicas e Toxic. da Fac.de Farmácia da UFRJ.) ; Mattos-Guaraldi A.L. (LDCIC-FCM-UERJ - Dep. de Micobiologia, Imunologia e Parasitologia - FCM-UERJ)

Resumo

Introdução: A multirresistência aos antimicrobianos, a capacidade de produção de biofilme em diversas superfícies e a desinfecção inadequada podem favorecer a incidência e permanência de microrganismos oportunistas em ambiente hospitalar. O Corynebacterium striatum é um corineforme multirresistente capaz de causar infecções oportunistas diversas, principalmente em hospitais. Objetivos: (i) avaliar a capacidade adesiva e a produção de biofilme pelo C. striatum em diferentes superfícies abióticas e (ii) avaliar a susceptibilidade do C. striatum aos antimicrobianos e ao glutaraldeído 2% (GA) e ao clorexidine 1% (CL) na presença de um carreador metálico. Materiais e métodos: Foram testadas 10 amostras de C. striatum isoladas em um Hospital no Rio de Janeiro. O teste de susceptibilidade aos antimicrobianos foi determinado por disco-difusão. A aderência bacteriana no vidro foi realizada em lamínulas de vidro. A aderência bacteriana ao poliuretano foi realizada utilizando fragmentos de cateter. Em ambos os testes, lamínula e cateter, foram imersos em tubo contendo cristal de vidro e salina, onde o biofilme foi extraído por abrasão e quantificado. A sobrevivência bacteriana frente aos agentes GA e CL foi determinada pelo método Time-kill na presença ou não de um carreador metálico (pinça). Resultado: O C. striatum é sensível apenas a linezolida, tetraciclina e vancomicina. Além disso, o C. striatum tolerou o GA por até 30 min de incubação, bem como o ác. peracético por até 04 min. O C. striatum também foi capaz de aderir e de formar biofilme em todas as superfícies abióticas testadas. A resistência aos agentes desinfetante e antisséptico por até 30 min foi também verificada no teste usando carreadores metálicos. Conclusão: Microbiologistas e equipes de vigilância epidemiológicas devem estar atentos para a possibilidade de isolamento deste micro-organismo multirresistente, atentando para correta identificação laboratorial e o monitoramento deste patógeno oportunista, adotando procedimentos e estratégias mais adequadas e eficazes para o controle e erradicação deste micro-organismo em ambiente Hospitalar.