27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:900-1


Poster (Painel)
900-1Avaliação taxonômica e funcional das comunidades microbianas em sedimentos de manguezais por sequenciamento em larga escala de DNA e RNA
Autores:Lira-Cadete,L (ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Lima,E.J. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Lourenço,M.V.M. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Dias, A.C.F. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Andreote,F.D. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz")

Resumo

Manguezais compõem um bioma com condições ambientais específicas, como salinidade, mudanças frequentes entre os estados anaeróbio e aeróbio, e alteração constante na disponibilidade de nutrientes. Foi estudada a função da comunidade microbiana em quatro manguezais do estado de São Paulo, com diferentes tipos contaminados com petróleo, baixo (BrMg01) e alto (BrMg02), contaminação antropogênica (BrMg03) e sem contaminação (BrMg04) mediante as análises de metagenômica (Pirosequenciamento) e metatranscriptômica (Illumina). Estas análises foram realizadas utilizando o servidor MG-RAST, com o banco de dados M5NR, para ambas abordagens, taxonômica e funcional. As sequências foram selecionadas com similaridade mínima de 60% e e-value menor do que 10-5. As bibliotecas metagenômicas mostraram os filos Proteobacteria, Firmicutes, Actinobacteria,e Bacteroidetes como os mais abundantes, dentro do grupo Proteobacteria as classes mais frequentes foram Gammaproteobacteria (30-43%) e Deltaproteobacteria (20-26%). Resultados similares foram observados na abordagem metatranscriptômica com Deltaproteobacteria (24-54%) e Gammaproteobacteria (16-50%) como as classes mais ativas. A funcionalidade do ecossistema foi acessada analisando as sequências alocadas dentro dos ciclos do nitrogênio e do enxofre. Com base na informação do DNA as principais transformações na ciclagem do nitrogênio foram fixação, amonificação, redução dissimilatoria de nitrato e desnitrificação, para o enxofre foi observado a redução de sulfato, oxidação, assimilação inorgânica e orgânica, e redução de sulfato associado a complexo. Essas transformações foram detectadas na análise de RNA, com exceção da oxidação do enxofre, no entanto, diferiram em suas vias enzimáticas quando comparadas as bases genéticas (DNA e RNA). As famílias Hydrogenophilaceae, Desulforomonadaceae, Nitrospulmiliaceae, Vibrionaceae, e Xathomonaceae, mostraram ser relevantes, pois foram relacionadas ambas os ciclos (nitrogênio como do enxofre). Estes resultados mostram que, no aspecto taxonômico, existe uma grande congruência entre os dados de metagenoma e metatranscritoma, elegendo os manguezais como um ambiente de rápida ciclagem da biomassa microbiana inativa. No entanto, o estudo da funcionalidade de tais comunidades é possível apenas por meio do uso de metodologias relacionadas ao estudo de moléculas funcionais, uma vez que a maioria das funções observadas no metagenoma não foram detectadas entre as sequências de RNA ambiental.