27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:899-2


Poster (Painel)
899-2Caracterização genotípica de cepas de Candida albicans isoladas da cavidade oral de pacientes transplantados renais de duas regiões geográficas do Brasil
Autores:Silva-Rocha, W.P (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Svidzinski, T.I.E (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Milan E.P (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Chaves, G.M (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Candida albicans é uma levedura comensal da cavidade bucal e do trato gastrointestinal humano, podendo tornar-se patogênica a depender das condições imunológicas do indivíduo, em conjunto com a capacidade de expressar fatores de virulência. O presente trabalho caracterizou genotipicamente isolados de C. albicans oriundas de duas regiões geográficas distintas no Brasil. Foram utilizados 48 cepas de C. albicans isoladas de cavidade oral de pacientes transplantados renais, onde 38 eram oriundas da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e 10 da cidade de Maringá, estado do Paraná. Além das 48 cepas clínicas, foram utilizadas duas cepas controle, a ATCC 90028 de C. albicans (de origem americana) e a cepa SC5314 (de origem europeia). O DNA extraído foi utilizado para as genotipagens ABC, onde foram utilizados os primers CA-INTL e CA-INTR, específicos para C. albicans, bem como o uso do primer M13 para a metodologia do microssatélite. Os produtos amplificados foram submetidos à eletroforese em 1,2% de agarose e as imagens obtidas analisadas pelo programa GelComparII® para a geração dos dendrogramas. O genótipo A de C. albicans foi o mais prevalente entre os 48 isolados, com 30 cepas (62,5%). Foi observada uma alta prevalência de isolados de C. albicans pertencentes ao genótipo C (15 cepas, 31,2%) seguido pelo genótipo B, com apenas 3 isolados clínicos (6,45%). Em relação ao dendrograma originado pela técnica de microssatélite, as cepas de referência ATCC 90028 e SC5314 (ambas pertencendo ao genótipo A), apresentaram 75% de similaridade, devido à sua origem geográfica distinta. Foi observado um agrupamento de isolados de C. albicans do genótipo C (oriundas de Natal) em dois clusters distintos, porém com similaridade acima de 90% entre os isolados pertencentes a cada cluster. Também foi verificado que 8 dos 10 isolados de Maringá (80%) e que eram pertencentes ao genótipo A, foram agrupados em um único cluster, com similaridade de 80 a 93% entre os isolados. Os isolados clínicos pertencentes ao genótipo B foram agrupados em um mesmo cluster apresentando similaridade de 94% entre eles. Houve uma correlação entre a metodologia da genotipagem ABC e microssatélite, enfatizando a necessidade de utilização de mais de uma técnica para genotipagem de C. albicans.