27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:895-1


Poster (Painel)
895-1Presença de linhagens internacionais de Acinetobacter baumannii entre infecções da corrente sanguínea em hospital do Rio de Janeiro
Autores:Barbosa, L. C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ferreira, A. L. P. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Moreira, B. M (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Algumas linhagens de Acinetobacter baumannii já foram bem caracterizadas, como os complexos clonais (CC) 92, 103, 109, 110 e 113, encontrados em diversos países, inclusive no Brasil. Nos últimos anos a resistência aos carbapenemas tem aumentado devido, em grande parte, à disseminação mundial do gene blaOXA-23-símile. Os objetivos do presente estudo foram identificar espécies, determinar a suscetibilidade aos antimicrobianos, investigar a presença de genes que codificam carbapenemases e determinar a composição clonal de amostras do gênero Acinetobacter isoladas de pacientes com infecções da corrente sanguínea em um Hospital Universitário, de 2010 a 2012. Um total de 34 amostras foi isolado. A identificação em espécies foi feita por sequenciamento de um fragmento do gene rpoB. Todas as amostras foram submetidas ao método de disco-difusão em ágar (CLSI 2013) a fim de determinar a prevalência da resistência aos antimicrobianos. A presença dos genes blaOXA-23-símile, blaOXA-24-símile, blaOXA-51-símile, blaOXA-58-símile e blaOXA-143 foi determinada por PCR multiplex. A diversidade genética das amostras foi determinada pela técnica de RAPD-PCR. A técnica de PFGE foi utilizada a fim de comparar os genótipos do presente estudo com amostras representantes das principais linhagens mundiais. Dentre as 34 amostras, 24 (70%) foram identificadas como A. baumannii. A frequência de resistência aos antimicrobianos foi maior que 50% para todos, com exceção de amicacina, gentamicina e tobramicina. Foram observados 12 genótipos através do RAPD-PCR. O gene blaOXA-51-símile foi detectado em todas as amostras já que é intrínseco à espécie de A. baumannii, enquanto o gene blaOXA-23-símile foi detectado em 17 (70%) amostras. Dois diferentes genótipos determinados por RAPD-PCR, que compreendiam 10 amostras, foram agrupados com a amostra representante do CC103 pelo PFGE. Foi observada uma elevada prevalência de resistência a todos os antimicrobianos testados. Foi observada correlação entre a presença do gene blaOXA-23símile e a resistência aos carbapenemas. As amostras revelaram uma composição clonal diversa. O resultado do PFGE demonstrou a disseminação de amostras pertencentes ao CC103 no hospital.