27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:893-2


Poster (Painel)
893-2Análise dos polimorfismos da IL-1β e IL-1RN em pacientes chagásicos e não-chagasicos infectados por Helicobacter pylori
Autores:Fonseca, F.M. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Sousa, J.B. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Rodrigues, A.L.B. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Queiroz, D.M.M. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rocha, A.M.C. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Etchebehere, R.M. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Fonseca, D.N. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Junqueira, I.S. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Crema, E. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Oliveira, A.G. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo

A infecção pelo Helicobacter pylori (HP) induz a produção da IL-1β que é uma potente citocina pró-inflamatória inibidora da secreção de ácido gástrico. Indivíduos H. pylori-positivos carreadores dos alelos associados com maior produção de IL-1β desenvolvem uma maior inflamação e aumento das lesões gástricas severas. Apesar de ter sido relatada uma alta prevalência de infecção por HP em pacientes com doença de Chagas, a distribuição dos genótipos polimórficos da IL-1β e do seu receptor IL-1RN ainda não foram avaliados nestes pacientes. O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência dos genótipos polimórficos da IL-1β (-31 e -511) e IL-1RN em paciente co-infectados por H. pylori/T. cruzi. A extração do DNA para pesquisa dos polimorfismos e detecção da infecção por HP foi realizada a partir de fragmentos de mucosa gástrica colhidos por biópsia utilizando um kit comercial e os polimorfismos foram detectados por PCR ou PCR-RFLP. Todas as amostras foram submetidas à amplificação do gene 16S rRNA para detecção da infecção por HP. Foram incluídos 162 pacientes sendo que 59 (36,4%) eram chagásicos e 103 (63,6%) não-chagásicos. Destes, 114 (70,4%) pacientes eram H. pylori-positivos e 48 (29,6%) H. pylori-negativos. O genótipo heterozigoto (-511 C>T) da IL-1β foi encontrado na maioria dos pacientes chagásicos (64,4%) e não-chagásicos (61,2%) enquanto que o alelo polimórfico T>C da posição -31 da IL-1β foi encontrado em 49,2% dos chagásicos e 44,7% dos não-chagásicos. A prevalência dos alelos da IL-1RN foi similar entre os grupos estudados com predomínio do alelo tipo 1 nos chagásicos (72,9%) assim como nos não-chagásicos (81,6%) (p=0,40). Não houve diferença significativa em relação aos polimorfismos da IL-1β e IL-1RN quando comparados ao grupo de pacientes co-infectados e o grupo de pacientes infectados apenas pelo HP ou pelo T. cruzi. Em relação à frequência dos alelos polimórficos da IL-1β(posição -31 e -511) e IL-1RN de acordo com o tipo de lesão gástrica (gastrite, atrofia e metaplasia), não foi observada diferença significativa dos genótipos entre os grupos de pacientes chagásicos e não-chagásicos. Nossos resultados demonstram que a frequência dos genótipos dos polimorfismos estudados foi similar entre o grupo de pacientes chagásicos e não-chagásicos.