27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:888-1


Prêmio
888-1ANÁLISE MOLECULAR DA COMUNIDADE MICROBIANA PRESENTE NA RAIZ DE MILHO GENETICAMENTE MODIFICADO E SUA RESPECTIVA LINHAGEM ISOGÊNICA NÃO TRANSGÊNICA
Autores:Silva, D.A.F. (UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes) ; Cotta, S.R. (ESALQ- USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Marriel, I. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Marques, J.M. (UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes) ; Jurelevicius, D.A. (UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes) ; Seldin, L. (UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes)

Resumo

A baixa produtividade do milho no Brasil ocorre, entre outros fatores, devido à ocorrência de pragas que podem afetar o potencial produtivo do grão. Nesse contexto, o desenvolvimento das plantas geneticamente modificadas surgiu como uma alternativa sustentável na lavoura. Um exemplo é o milho resistente a insetos, onde foram inseridos os genes que codificam as proteínas Cry de Bacillus thuringiensis, que apresentam forte efeito contra insetos da ordem Lepidoptera, principais pragas que acometem o milho. Apesar de todos os seus benefícios, o seu uso ainda é questionado por não existir dados suficientes sobre os possíveis efeitos do cultivo dessas plantas no ambiente. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da alteração genética do milho na comunidade microbiana endofítica de dois genótipos de milho transgênicos (MON810 e TC1507) em comparação à comunidade endofítica da sua respectiva linhagem isogênica não transgênica (controle). Foram avaliadas as possíveis modificações na estrutura das comunidades endofíticas, através de eletroforese em gel de gradiente desnaturante (DGGE) e também na sua composição, através da construção de bibliotecas de clones. Como comunidades alvo, foram usadas as comunidades de bactérias totais (amplificação do gene que codifica o 16S rRNA) e de fungos (amplificação do gene que codifica o 18S rRNA). Além disso, foram avaliados também grupos bacterianos específicos (Alphaproteobacteria, Betaproteobacteria, Actinobacteria e Archaea). Em relação à comunidade bacteriana total, o genótipo TC1507 apresentou no DGGE perfis mais complexos (maior número de bandas) que os outros genótipos. Esse mesmo padrão foi obtido quando foram analisadas a comunidade de Alphaproteobacteria e as comunidades de actinomicetos, fungos e arqueias. As comunidades de Betaproteobacteria foram semelhantes entre os genótipos. As variações observadas na estrutura das comunidades também foram observadas através da biblioteca de clones, onde o milho pertencente ao genótipo TC1507 apresentou uma maior diversidade quando comparado aos demais genótipos estudados. Apesar de alguns gêneros bacterianos terem sido encontrados em todos os genótipos, como os gêneros Burkholderia e Stenotrophomonas, alguns foram exclusivos ao genótipo TC1507, como Paenibacillus, Helicobacter>/i> e Clostridium. Com os dados obtidos até o momento, podemos observar comunidades microbianas endofíticas relacionadas com o genótipo TC1507.