27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:886-2


Poster (Painel)
886-2Influência da utilização do tween 80 na elaboração de meios para produção de lipase por Aspergillus niger e Yarrowia lipolitica
Autores:Correia, M.A.B. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Lima, B.F. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Alencar, A.A. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Sá Muniz, M.C. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Vilar Júnior, J.C. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Tavares. L.L.P. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Amorim, H.S. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Alves da Silva, C.A. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB))

Resumo

A produção de enzimas microbianas tem aumentado bastante nas últimas décadas devido ao avanço tecnológico, e sua grande utilização no mercado mundial nos diversos setores industriais e ambientais. A elaboração de meios de produção com nutrientes essenciais para que os micro-organismos possam duplicar a população microbiana e produzirem substâncias de alto valor agregado, tem sido bastante estudado, pois alguns componentes inseridos nos meios de produção, aumentam a capacidade de produção enzimática dos micro-organismos. As lipases (EC 3.1.1.3) catalisam hidrólise ou síntese de acilgliceróis de cadeia longa e devido às suas propriedades biocatalíticas, pois possuem diversas aplicações industriais dessas enzimas, as lipases fúngicas são reconhecidos como significativas fontes de lipase, com várias patentes requeridas e com vantagens devido ao curto período de geração, exigências nutricionais simples e porque as enzimas por eles produzidas normalmente são extracelulares, facilitando sua recuperação do meio de fermentação. A adição de surfactantes em meios de produção tem sido amplamente utilizado, pois diminuem a tensão interfacial entre o meio de cultura e o óleo, além de causarem modificações na permeabilidade da parede celular dos micro-organismos e facilitarem a excreção de diversas enzimas extracelulares. O surfactante tween 80 foi utilizado para obtenção de lipase fúngicas produzida por fermentação submersa de Aspergillus niger e Yarrowia lipolytica, ambos reportados na literatura como bons produtores de lipase. O meio de produção foi adicionado 10 ml de óleo de oliva e em meios alternativos diferentes concentrações de tween 80 (0,5; 1,0 e 1,5%). A produção enzimática foi realizada em shaker orbital, 170 rpm, 28ºC, 96 horas, apresentando valores de pHs de 5,0 e 7,0 para Y. lipolytica e A. niger respectivamente. Amostras foram coletadas ao longo do processo fermentativo para determinações do pH, da curva de crescimento e determinação da atividade lipolítica em U/mL. Os resultados evidenciaram que o ponto máximo da atividade enzimática foi obtido 32,4 U/mL, em 96 horas para Y. lipolytica e de 16,0 U/mL, em 72 horas para o A.niger. A adição do Tween 80 em pequenas concentrações nos meios de produção contribuiu para o aumento da produção de lipase em relação ao meio controle, pois surfactantes podem atuar na permeabilidade celular e aumentarem assim a excreção de metabólitos secundários extracelulares nos meios de produção.