27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:885-2


Poster (Painel)
885-2Utilização de meios alternativos contendo resíduo de sorvete para produção de lipase por Bacillus licheniformis (UCP 1014)
Autores:Tavares. L.L.P. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Vilar Júnior, J.C. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Sá Muniz, M.C. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Correia, M.A.B. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Lima, B.F. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Alencar, A.A. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Amorim, H.S. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Alves da Silva, C.A. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB))

Resumo

As lipases são enzimas extremamente versáteis que possuem atividade hidrolítica ou de acil-transferases sobre substratos de origem lipídica, sendo produzidas por diversos tipos de micro-organismos, e apresentam uma elevada versatilidade de aplicações industriais e ambientais. A utilização de rejeitos industriais para produção e formulação de meios de produção de diversos bioprodutos de alto valor agregado, tem surgido como uma alternativa viável de minimizar o descarte de rejeitos das diversas indústrias de produção, principalmente as de origem alimentícia. O gênero Bacillus tem se destacado como um excelente produtor de diversos produtos biotecnológicos no mercado mundial, principalmente as enzimas. Foram realizados estudos referentes a produção de lípase utilizando o B. licheniformis (UCP 1014). Foram testados os seguintes Meio A (g/.L): glicose (10 g), extrato de levedura (5 g), peptona (20 g), NaNO3 (0,1 g), KH2PO4 (0,1 g), MgSO4. 7.H2O (0,5g), óleo de oliva* (10 mL), pH 6,5. Meio B (g./L): peptona (10 g), NaCl (0,5 g), CaCl2.2H2O (0,01 g), Tween 20* (10 mL), pH 6,0 *Para elaboração dos meios alternativos, o óleo de oliva e o tween 20 foram substituídos por resíduo de sorvete. A produção enzimática ocorreu em shaker orbital, em 150 rpm, 37oC, durante 96 horas. Todos os experimentos foram realizados em triplicata. As amostras foram coletadas a cada 4 horas, foram submetidas à determinação do pH, curva de crescimento do micro-organismo em diferentes meios de produção e determinação da atividade enzimática em U/mL. Os resultados obtidos indicaram que o B. licheniformis obteve um melhor crescimento no Meio A, apresentando valores de pH variando de 5,8 a 7,5, e atividade lipolítica de 242 U/mL.A utilização de resíduos derivados das indústrias de alimentos tem surgido como uma alternativa na elaboração de meios de produção de diversos bioprodutos de alto valor agregado.