27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:885-1


Poster (Painel)
885-1Avaliação da redução da resistência de Pseudomonas aeruginosa (UCP 1567) para aplicação em ambientes contaminados por metais pesados
Autores:Vilar Júnior, J.C. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Tavares. L.L.P. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Amorim, H.S. (UNICAP - Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)) ; Lima, B.F. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Correia, M.A.B. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Sá Muniz, M.C. (UNICAP - Mestrado em Desenv. Proc. Ambientais (MDPA)) ; Alencar, A.A. (UNICAP - Doutorado RENORBIO-UFRPE-UNICAP) ; Alves da Silva, C.A. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB)) ; Campos Takaki, G.M. (UNICAP - Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB))

Resumo

Os metais pesados se encontram distribuídos por toda a natureza, alguns são considerados substâncias altamente tóxicas e não são compatíveis com a maioria dos tratamentos biológicos de efluentes existentes. A utilização de micro-organismos nos processos de remediação de ambientes impactados com metais pesados têm sido muito utilizada nas últimas décadas, porém muitos micro-organismos que apresentam um elevado potencial de redução desses metais, não são utilizados nesses processos pois apresentam um elevado índice de patogenicidade. A utilização de técnicas para redução desse índice tem sido estudadas através de testes com antibióticos para redução da resistência microbiana. Pseudomonas aeruginosa é um bacilo aeróbio, gram-negativo, não fermentativo, isolado de diversos ambientes (solo, água, plantas e animais). É uma bactéria capaz de causar infecções hospitalares, principalmente em pacientes imuno-comprometidos, devido aos fatores de virulência capazes de inativarem o sistema imune e a ação de antibióticos, mas apresenta um elevado potencial na redução da quantidade de metais pesados contaminantes. A determinação da CMI foi estabelecida duas vezes, a primeira para amostra selvagem e a segunda, após aclimatação. Foi determinada a Concentração Mínima Inibitória (CMI) para estirpe de Pseudomonas aeruginosa (selvagem) pelo método de microdiluição em meio liquido (caldo nutriente) variando as concentrações de cádmio de 4 a 64 µg/ml, tendo como controle a ausência de cádmio. Foram testadas classes significativas de antibióticos para eliminação da resistência da P. aeruginosa (UCP 1567) : aminoglicosideos, cefalosporinas, fluoroquinolonas, carbapenemas penicilinas, ácido nalidilico, cloranfenicol, clidamicina, eritromicina, kamikacina, nitrofuroentina, perfloxacina e tazobactina. A suspensão de P. aeruginosa foi obtida em caldo nutritivo por 18h, com uma D.O 600nm de 0,8 (106 UFC/mL) e 0,1mL foi inoculado em placas de Petri contendo 9,9mL do meio Ágar Mueller Hinton, seguido da colocação de discos de antibióticos na superfície do meio. As placas foram incubadas a 37ºC, 24h e os halos formados ao redor dos discos foram medidos, onde o resultado foi expresso em milímetros. Os resultados obtidos evidenciaram que o antibiograma observou-se que o cádmio foi eficiente eliminando a marca de resistência para os seguintes antibióticos: ampicilina, ciprofloxacina, clidamicina, eritromicina, gentamicina, amicacina, penicilina, perfloxacina, piraciclina e tazobactan, correspondendo a uma freqüência de 84.61%, correspondendo a uma cura plasmidial de 92,30%, valor superior encontrado em outros produtos com habilidade de realizar cura plamidial. Desta forma, amostras de P. aeruginosa desprovidas de resistência a drogas poderão ampliar o potencial de aplicação em processos de bioremediação, minimizando assim a exposição humana a riscos ambientais causados por micro-organismos considerados resistentes.