27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:881-1


Poster (Painel)
881-1PREVALÊNCIA DE FENÓTIPOS RESISTENTES DE Staphylococcus aureus E Staphylococcus coagulase negativa ISOLADOS DE SUPERFÍCIES DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Autores:Ferraz, P.M. (ASCES - Faculdade ASCES) ; Rocha, I.V. (ASCES - Faculdade ASCES) ; Oliveira, S.R. (ASCES - Faculdade ASCES)

Resumo

A infecção hospitalar é adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante sua estadia ou mesmo após 14 dias de sua alta, sendo causada por agentes microbianos presentes nesses ambientes. A presença de bactérias é comumente observada em superfícies inanimadas, sinalizando-as como reservatórios em potencial que, através de fatores de veiculação possibilitam a colonização e infecção dos indivíduos internados, contribuindo para o surgimento de surtos de infecção hospitalar. Dentre os principais causadores dessas infecções estão bactérias do gênero Staphylococcus spp.. Cepas desse gênero têm apresentado resistência induzida à clindamicina (CLI) quando possuem o gene erm. A detecção presuntiva de resistência induzida pode ser realizada através da observação do comportamento da CLI e eritromicina (ERI) através do D-test. O teste baseia-se na difusão da ERI presente no disco através do meio de cultura até que atinja a área do disco contendo CLI, situado a 20mm da borda do primeiro disco. A positividade do teste é dada pelo achatamento do halo de inibição da CLI. Cepas que apresentem esta positividade requerem maior atenção em relação às práticas clínicas, pois devem ser reportadas como resistentes aos antibióticos dos grupos dos macrolídeos, lincosamidas e streptogramina B. Tendo em vista a relevância clínica citada da resistência induzida nessas bactérias, esse estudo procurou determinar a prevalência de Staphylococcus sp. presentes em superfícies hospitalares com fenótipo positivo para resistência induzida. Cada cepa foi diluída previamente em solução salina estéril e posteriormente semeada uniformemente sobre o meio de cultura. Discos de CLI e ERI foram devidamente colocados e as placas foram devidamente incubadas em estufa por um período de 24 horas. Foram isoladas 25 cepas de Staphylococcus sp., sendo 44% da espécie S. aureus e 28% tanto de S. coagulase negativa quanto de S. saprophyticus. 12% dos isolados apresentaram fenótipo positivo para resistência induzida, sendo 33,3% de S. aureus e 66,6% de S. coagulase negativa. Todas as superfícies analisadas apresentaram bactérias do gênero Staphylococcus sp., tendo a presença de cepas com resistência induzida à CLI. Este achado deve ser considerado por se tratar de um ambiente cujos pacientes estão imunocomprometidos, de maneira que a baixa prevalência não deve ser subestimada, pois tais bactérias representam grande potencial de causar infecções hospitalares.