27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:878-1


Poster (Painel)
878-1Concentração Inibitória Mínima de Novas Ferroceno-N-acil-hidrazonas, Hidrazidas de 1,2,4-oxadiazol e Feniltiossemicarbazidas para o Mycobacterium tuberculosis H37Rv e Mycobacterium smegmatis mc2 155.
Autores:Silva, J.L. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Brito, A.C.B. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Leite, G.G.S. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Bastos, G.M. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Hirata, R.D.C. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Ximenes, E. A. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Santos Filho, M. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas) ; Hirata, M.H. (USP - Universidade de São Paulo, Faculdade Ciências Farmacêuticas)

Resumo

O Brasil está entre os países mais afetados pela tuberculose no mundo. O longo período de tratamento, a seleção de bactérias multirresistentes e a falta de testes diagnósticos rápidos e de baixo custo tem dificultado o tratamento da doença. Neste contexto, a descoberta de novos fármacos é fundamental para combater o Mycobacterium tuberculosis, principalmente as cepas resistente às drogas atualmente disponíveis contra a tuberculose. Neste trabalho, avaliamos a Concentração Inibitória Mínima (CIM) de vinte e quatro novas moléculas, sendo oito hidrazidas de 1,2,4-oxadiazol, oito ferroceno-N-acil-hidrazonas, e oito feniltiossemicarbazidas frente ao M. tuberculosis H37Rv e M. smegmatis mc2 155. A CIM foi obtida, em triplicata biológica, pelo método Resazurin Microtiter Plate Assay – REMA, em microplacas de 96 poços, como a menor concentração da droga capaz de impedir a mudança da cor do meio de azul para o róseo. A menor CIM das feniltiossemicarbazidas foi de 32 µg/ml para o M. tuberculosis H37Rv e 64 µg/ml para o M. smegmatis. Para as ferroceno-N-acil-hidrazonas, os melhores resultados foram 16 µg/ml para o M. tuberculosis H37Rv e 32 µg/ml para o M. smegmatis mc2 155. Resultados promissores foram obtidos com a série da hidrazida de 1,2,4-oxadiazol, uma das moléculas apresentou uma CIM de 8 µg/ml para o M. tuberculosis H37Rv e 64 µg/ml para o M. smegmatis mc2 155. Estes dados preliminares sugerem que este composto apresenta atividade significativa contra o M. tuberculosis. Estudos de Cinética Bactericida deste composto em combinação com drogas atualmente disponíveis para o tratamento da tuberculose serão necessários para avaliar o potencial desta molécula no tratamento da tuberculose e se apresenta um mecanismo de ação semelhante as drogas já utilizadas contra a tuberculose. Adicionalmente, este composto pode ser utilizado como protótipo na síntese de novas drogas.