27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:872-3


Poster (Painel)
872-3Relação do teste genotípico com teste fenotípico de Staphylococcus coagulase-negativa isolados de infecção relacionada à implantes ortopédicos de osteossíntese.
Autores:SANTOS, C.A.L. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Campos Júnior, F.F. (USP - Universidade de São Paulo) ; Pizzolitto, E.L. (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUSP - Universidade de São Paulo) ; Leite, C.Q.F. (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

As infecções associadas aos implantes de osteossintese estão relacionadas com o crescimento de microrganismos em biofilmes, quais resultam na persistência do processo infeccioso. A formação do biofilme das espécies de estafilococos é regulada pela expressão da adesina intercelular polissacarídica (PIA), qual é codificada por produtos do gene cromossomal ica (intercelular adhesion) que corresponde aos genes icaADBC e um gene regulador icaR. O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção de polissacarídeo extracelular por método de aderência à placa de poliestireno e detectar os genes icaADC por técnica de Reação de Polimerização em Cadeia – PCR dos isolados de Staphylococcus coagulase-negativa, recuperados de infecção relacionada à implantes de osteossíntese. Os conjuntos metálicos de aço inoxidável austenítico foram lavados em solução tampão, submetidos ao banho ultrassônico em 40±2 kHz por 5 minutos e o fluido sonicado foi direcionado para a técnica fenotípica e genotípica. A produção de polissacarídeo extracelular por Staphylococcus spp. foi averiguada por meio do teste de aderência à placa de poliestireno, com bases espectrofotométricas da densidade óptica do filme aderente produzido pela bactéria, com o auxílio de um leitor de microplaca em filtro de 570nm. A pesquisa dos genes icaADC e gene ribossômico 16S rDNA dos Staphylococcus coagulase-negativa foram averiguadas por método de extração do DNA e a amplificação dos fragmentos de DNA por técnica de PCR, quais foram observadas por eletroforese em gel de agarose 2%. Os dados obtidos mostraram que a avaliação de aderência à placa de poliestireno do isolado de Staphylococcus epidermidis aderiu fracamente e os Staphylococcus schleiferi e Staphylococcus simulans aderiram fortemente. A amplificação do DNA dos três isolados de Staphylococcus coagulase-negativa demonstraram ausência do gene icaA. Os Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus schleiferi demonstraram, concomitante, a presença dos genes icaD e icaC, e Staphylococcus simulans não apresentou os genes icaA, icaD e icaC. A amplificação do gene 16S rDNA foi detectada em todas as amostras analisadas. A relação do teste genotípico com teste fenotípico dos isolados confirmou a presença dos genes de adesão intercelular e susceptível para aderência à placa, mostrando habilidade em produzir o slime extracelular qual pode ser considerada como marcador de patogenicidade, associado aos fatores de virulência dos Staphylococcus coagulase-negativa.