27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:871-2


Poster (Painel)
871-2AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA DO CURSO DE PRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DO PROGRAMA MULHERES MIL NO NOROESTE FLUMINENSE: FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autores:Chaves, CR (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus) ; Brandão Veiga, EO (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus) ; Rabelo, ER (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus)

Resumo

O programa Mulheres Mil é uma das prioridades das políticas públicas do Governo brasileiro, promovendo a equidade, igualdade entre sexos, combate à violência feminina e acesso à educação. O campus Bom Jesus do IF Fluminense oferece, por meio deste programa, o curso de produção, conservação e manipulação de alimentos, para capacitar mulheres da região em situação de risco social. Este trabalho objetivou promover a aprendizagem significativa dos conteúdos da disciplina Noções básicas de Microbiologia, Higiene e Cuidados na Manipulação de Alimentos. Dezessete alunas do curso foram questionadas se os micro-organismos poderiam estar no cabelo, nariz, boca, dinheiro, adornos, sapato, roupa e utensílios de cozinha. Em seguida, todas as superfícies citadas foram submetidas à avaliação microbiológica através da técnica do swab para verificar a presença ou ausência de micro-organismos aeróbios mesófilos totais e fungos em ágar padrão para contagem e ágar batata dextrose acidificado, respectivamente. Todas as superfícies apresentaram micro-organismos. De acordo com as respostas registradas, algumas alunas não acreditavam na presença de micro-organismos em superfícies conforme os percentuais a saber: 29,5% (cabelos); 16,7% (nariz e boca); 17,6% (dinheiro); 58,8% (adornos); 35,3% (roupa); 5,9% (sapatos); 47,1% (copo do liquidificador); 41,2% (processador de alimentos) e 35,3% (colher de pau). Os resultados foram confrontados com as respostas descritas e contextualizados com as boas práticas de produção de alimentos, ilustrando e justificando, na prática, os motivos pelos quais é obrigatória a utilização de touca protetora para cabelos, a troca da roupa e sapatos por uniformes limpos e de uso restrito à área de produção; bem como é vedado ao manipulador de alimentos tocar o cabelo ou as narinas, usar adornos, manipular dinheiro ou falar durante o preparo de alimentos, além de enfatizar a importância do correto procedimento de higienização dos utensílios e equipamentos e o por quê de não serem permitidos objetos de madeira no setor de produção de alimentos. Considerando a baixa escolaridade, a dificuldade inicial em compreender a abstração da Microbiologia em sala de aula e a resistência em mudar antigos hábitos da cozinha doméstica, a utilização da atividade prática como recurso pedagógico mostrou ser uma ferramenta facilitadora da aprendizagem significativa.