27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:871-1


Poster (Painel)
871-1ATIVIDADE PRÁTICA FACILITANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONTEXTO DAS ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL NO NOROESTE FLUMINENSE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS PARA A MANIPULAÇÃO SEGURA DOS ALIMENTOS
Autores:Chaves, CR (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus) ; Brandão Veiga, EO (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus) ; Rabelo, ER (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus)

Resumo

O programa Mulheres Mil se insere no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo brasileiro, promovendo a equidade, igualdade entre sexos, combate à violência feminina e acesso à educação. O campus Bom Jesus do IF Fluminense oferece, por meio deste programa, o curso de produção, conservação e manipulação de alimentos, visando capacitar mulheres da região em situação de risco social. Este trabalho objetivou conhecer a percepção das alunas do programa Mulheres Mil sobre a importância da correta higienização das mãos para a manipulação segura dos alimentos. Dezessete alunas foram questionadas como era o procedimento adotado na sua rotina; se haveriam mais micro-organismos nas mãos sujas; lavadas com água e sabão ou higienizadas com água, sabão e álcool a 70% e se costumavam retirar adornos antes de lavarem as mãos. As respostas foram registradas. Em seguida, procederam à higienização das mãos. E, através da técnica do swab, avaliou-se a presença ou ausência de micro-organismos aeróbios mesófilos totais, em ágar padrão para contagem e de Fungos, em ágar batata dextrose acidificado, nas mãos ainda sujas; após a lavagem com água e sabão e após a anti-sepsia com álcool à 70%. Também foi avaliada a presença ou ausência de micro-organismos nas alianças ou anéis das voluntárias. Após o período de incubação, as estudantes observaram os micro-organismos nas placas e compararam os resultados com as respostas previamente registadas. Para 88,2% das alunas haveriam mais micro-organismos nas mãos sujas e isso foi confirmado na leitura dos resultados. Todas revelaram não utilizar solução anti-séptica, nem retirar adornos antes de lavar as mãos para manipular alimentos. E por este motivo se surpreenderam ao observar a ausência de micro-organismos nas placas correspondentes às mãos submetidas a anti-sepsia com álcool à 70% e ao verificar muitos micro-organismos nas placas correspondentes às alianças e anéis, haja visto que para 58,8% das alunas os adornos não seriam fontes de contaminação. Considerando a baixa escolaridade das participantes do curso e a dificuldade inicial dos alunos em compreender a abstração da Microbiologia em sala de aula, a utilização da atividade prática como recurso pedagógico mostrou ser uma ferramenta facilitadora da aprendizagem significativa.