27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:870-2


Poster (Painel)
870-2CARACTERIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE CEPAS AMBIENTAIS DE Staphylococcus spp. ISOLADAS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) NEONATAL
Autores:Martins, J.R.T.L. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Ferreira, S.B. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Dantas, T.B. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Lima, Z.N. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Staphylococcus spp. compreende um grupo de bactérias pertencentes à família Staphylococcaceae as quais são cocos gram-positivos, catalase-positivos, que se organizam de diferentes formas, sendo encontrados como contaminantes de diversos ambientes, como superfícies hospitales, e estão associados a um série de infecções no ambiente hospitalar. Nos últimos anos vendo sendo encontrada elevada resistência a antimicrobianos nesse grupo, com isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil de sensibilidade de Staphylococcus spp isolados de superfícies em uma UTI neonatal na cidade de Campina Grande. Foram utilizados swabs esterilizados umedecidos com solução salina 0,9%, onde foram friccionados e rolados sob superfícies das torneiras, colchão das incubadoras, diafragma dos estetoscópios, maçanetas das portas, telefone, teclado de computador, mouse e monitor, em seguida, foram semeados, pelo método de espalhamento em placa, na superfície dos meios de cultura Ágar Sangue e Ágar Manitol Salgado e incubados em estufa durante 24 – 48 horas a 35º-37ºC. A identificação foi executada de acordo com os aspectos macroscópicos e microscópicos das colônias isoladas. As bactérias identificadas como cocos gram-positivos e teste catalase – positivo, foram submetidas ao teste de aglutinação pelo látex, baseado na pesquisa de proteína A e fator clumping (Staphclin látex®), DNAse e PYR. O perfil de resistência foi determinado pelo método da difusão com discos de acordo com recomendações do Clinical and Laboratory Standards Institute M100S22. Para se verificar a resistência induzida a eritromicina, utilizou-se o teste-D, seguindo metodologia do CLSI – M100-S22 (2012). Foram isoladas 36 cepas de Staphylococcus spp, sendo que 31 foram da espécie Sthaphylococcus aureus e 5 Staphylococcus spp. O maior índice de contaminação foi detectado nos estetoscópios e colchões com 88,89% e 50% respectivamente, seguidos pelas maçanetas e torneiras ambas com 25%. Detectou-se uma taxa de mais de 70% de resiência ao grupo das penicilinas, mais de 30% à meticilina, e, após a análise dos resultados do teste-D, observou-se que das 07 cepas bacterianas que obtiveram resistência à eritromicina, 04 cepas foram resistentes a eritomicina e sensível a clindamicina, 01 cepa resistente a eritromicina com falsa sensibilidade à clindamicina e 02 cepas resistentes para ambas. Desta forma, verifica-se a necessidade dedicar maior atenção à descontaminação de superfícies e equipamentos em UTI.