27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:866-1


Poster (Painel)
866-1Genotipagem HLA de classe I e II e análise in silico para seleção de populações precursoras de células dendríticas para estudo das alterações imunobiológicas de variantes da proteína LMP1 do vírus de Epstein-Barr em células dendríticas in vitro
Autores:Laszkiewicz, N.S. (FMB-UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP) ; Elgui de Oliveira, D. (FMB-UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP)

Resumo

Introdução: Mais de 90% da população humana adulta apresenta infecção latente pelo vírus de Epstein-Barr (EBV), um herpesvírus gama associado ao desenvolvimento da mononucleose infecciosa e de alguns cânceres humanos, notadamente linfomas. O vírus infecta principalmente linfócitos B e células epiteliais. A resposta imunitária contra a infecção pelo EBV requer apresentação de peptídeos derivados de proteínas virais associados a moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC). O potencial cancerígeno do EBV usualmente conta com sua proteína latente de membrana 1 (LMP1), que atua insuzindo ativação inadvertida de NF-κB na célula infectada. São descritas algumas variantes de LMP1, discriminadas principalmente por alterações nos domínios transmembrana e carboxi-terminal da proteína. Algumas variações ocorrem em regiões de associação com moléculas de MHC I e II, de modo que é plausível que diferentes formas de LMP1 podem apresentar propriedades imunobiológicas distintas. No presente trabalho foi efetuada análise in silico das moléculas MHC de classe I e II de voluntários doadores de sangue, a fim de identificar indivíduos potencialmente bons apresentadores de epítopos de LMP1 para estudo subsequente acerca das propriedades imunobiológicas de suas variantes. Materiais e Métodos: Foram selecionados 20 voluntários, a partir dos quais foram obtidas amostras de DNA extraído de células mononucleares de sangue periférico. As amostras foram submetidas à genotipagem do MHC humano (HLA) de classe I e II por meio do sistema AB/DR/DQ SSP UniTray kit (Invitrogen, CA, USA). Subsequentemente foi realizada análise in silico nas plataformas online BIMAS e SYFPEITHI. Resultados: Foram identificados três alelos HLA supostamente bons apresentadores de epítopos de LMP1 do EBV, dois de classe I (HLA-A2 e HLA-B51) e um de classe II (HLA-DR7). A identificação de HLA-A2 corrobora dados da literatura acerca de sua aptidão para apresentar epítopos de LMP1. Por outro lado, não há informações publicadas sobre os alelos HLA-B51 e HLA-DR7. Não foram notadas diferenças significativas na predição de epítopos para as 6 variantes de LMP1 avaliadas. Conclusão: 8 das 20 amostras avaliadas correspondem a doadores portadores de alelos HLA-A2, B51 e/ou DR7, supostamente bons apresentadores de epítopos de LMP1. Esse resultado contribui para o prosseguimento do estudo sobre as propriedades imunobiológicas das variantes de LMP1 do EBV. Órgão de fomento: FAPESP.