27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:865-2


Poster (Painel)
865-2Otimização de um protocolo vacinal contra toxoplasmose em caprinos, baseado em proteínas recombinantes e vetores adenovirais expressando os antígenos SAGs de Toxoplasma gondii
Autores:Moura, A.D. (UFRN - Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte) ; Medeiros, A.D. (UFRN - Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte) ; Meira, V.R. (UFRN - Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte) ; Maciel, C.A. (UFRN - Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte) ; Ansaldi, M.A.J (UFRN - Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte) ; Almeida, A.P.M.M. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Bruña-Romero, O. (UFSC - Universidade Federal de Santa CatarinaUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Andrade-Neto, V. F. (UFRN - Universidade Ferderal do Rio Grande do Norte)

Resumo

A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial causada pelo protozoário intracelular Toxoplasma gondii, a qual possui grande importância médica e veterinária, podendo acarretar abortos e complicações neurológicas tanto em humanos quanto em animais. Na pecuária, pode gerar grandes perdas econômicas, principalmente em caprinos, relatados como os animais de criação mais susceptíveis a essa parasitose. Além disso, há o risco de disseminação da doença em humanos através do consumo de carne e derivados desses animais. Como não há um tratamento eficaz contra essa doença, o desenvolvimento de uma vacina médico-veterinária se faz cada vez mais necessário. Os antígenos de superfície -SAGs- têm se destacado como candidatos para o desenvolvimento de uma vacina, seja a proteína obtida através de sistema recombinante ou expressa em vetores adenovirais. A associação de proteínas e adenovírus em um protocolo de imunização denominado dose-reforço heterólogo, é uma estratégia promissora para o desenvolvimento de um protótipo vacinal. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi a otimização de uma vacina baseada na administração em protocolos dose-reforço de proteínas recombinantes e vetores adenovirais capazes de expressar as proteínas SAG1, SAG2 e SAG3 (AdSAGs). Resultados preliminares a partir de imunizações experimentais em caprinos com 3 doses de AdSAGs, desencadearam uma forte resposta imune humoral, sendo observado maiores níveis de IgG total foram obtidos em animais imunizados com o AdSAG3. Entretanto, após a terceira imunização houve um declínio no nível de IgG em todos os grupos vacinais. Como tentativa de potencializar tal resposta imunológica, foi estabelecida uma estratégia de clonagem dos genes SAG1, SAG2 e SAG3 em sistema recombinante procarioto para expressão dessas proteínas. Os genes que codificam SAG1 e SAG2 já foram clonados e após sua expressão serão associados as AdSAGs afim de avaliarmos a resposta imune humoral e celular gerada por essa imunização.