27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:858-1


Poster (Painel)
858-1Dependência Micorrízica de Dois Genótipos de Sorgo (Sorghum bicolor) (l.) moench Contrastantes Quanto à Eficiência de Aquisição de Fósforo
Autores:DA SILVA, I. H. S. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del ReiCNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; ARAÚJO, S. N. (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; SHAFFERT, R. E. (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo) ; DE SOUZA, F. A. (CNPMS - Embrapa Milho e Sorgo)

Resumo

O fósforo (P) é um elemento estratégico para a produção agrícola nacional, sendo um dos macronutrientes mais requeridos em recomendações de adubação no Brasil. No entanto, a eficiência de utilização do P aplicado como fertilizante é baixa, necessitando do desenvolvimento de tecnologias que aumentem a eficiência de uso deste nutriente. Plantas absorvem P inorgânico da solução do solo na forma de ortofosfato (H2PO4- e HPO4-2) por dois mecanismos principais. O primeiro envolve características morfo-anatômicas e fisiológicas do sistema radicular e o segundo requer o estabelecimento da simbiose com fungos micorrízicos arbusculares (FMA). O segundo processo é tido como o mais eficiente em condições de baixo P. Dependência micorrízica (DM) é definida como o grau no qual uma planta se beneficia da condição micorrízica para produzir seu máximo desenvolvimento em um dado nível de fertilidade. Neste sentido, objetivou-se determinar a DM em dois genótipos de sorgo contrastantes quanto à eficiência de aquisição de P. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em delineamento fatorial 2x2x4x3 inteiramente casualizado, com quatro repetições. Sendo os fatores, dois genótipos, BR007 (ineficiente - responsivo) e SC283 (eficiente - não responsivo), inoculação ou não com FMA Rhizophagus clarus CNPMS10; 4 doses de P: 20, 40, 60 e 120 mg/dm³ e três épocas de coletas: 20, 40 e 60 dias após germinação. As unidades experimentais consistiram de tubetes com 300g de substrato. O acúmulo de P total na parte aérea indicou que as plantas micorrizadas são mais eficientes na aquisição de P, independente do genótipo e do nível de P, evidenciando o efeito benéfico da micorrização sobre o aumento na aquisição de P. A micorrização proporcionou aumentos significativos no desenvolvimento radicular e vegetativo em ambos os genótipos (BR 007: ineficiente - responsivo e SC 283: eficiente não responsivo) na menor dose de P (20 mg/dm³). Os dois genótipos apresentaram alta DM na condição de baixo P (20 mg/dm³). O genótipo BR007 apresenta maior DM comparado ao SC283 em todos os níveis de P avaliados. O acúmulo de P na parte aérea das plantas foi significativamente maior nos tratamentos inoculados em relação aos não inoculados em todos os níveis de P testados, sendo significativos nas doses de 20, 40 e 60 mg/dm³.