27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:855-1


Poster (Painel)
855-1Lactobacillus plantarum isolado da fermentação do cacau inibe a produção de IL-8 em células HT-29 pré-estimuladas com enterobactérias
Autores:SANTOS, T.F. DOS (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Melo, T. A. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Almeida, M.E. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Alves Junior, J.S.S. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; REzende, R.P. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Romano, C.C. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

A linhagem Lactobacillus plantarum UESC62 foi isolada da fermentação do cacau e seu potencial probiótico foi atestado em modelo animal, ao ser capaz de diminuir o processo inflamatório intestinal quimicamente induzido. No sentido de investigar seus mecanismos de ação e efeito em células humanas, esse trabalho apresenta os resultados preliminares do efeito probiótico de L. plantarum UESC62 sobre a linhagem celular intestinal humana HT-29. O microrganismo probiótico foi cultivado em MRS líquido por 18 horas a 37°C e sua concentração ajustada a 109, 108 e 107UFC/mL. Salmonella typhi e Escherichia coli foram cultivados em LB por 18 horas a 37°C e sua concentração ajustada a 1,5x108 UFC/mL. A linhagem HT-29 foi cultivada numa concentração de 1x106 células/mL em DMEM com 10% de soro fetal bovino e 100µg/mL de estreptomicina e penicilina, por 10 dias a 37°C e 5% de CO2. As células HT-29 foram estimuladas com a linhagem probiótica nas concentrações definidas e desafiadas com as cepas patogênicas S. typhi e E. coli. As citocinas IL-8, IL-17, TNF-&alpha, MCP-1 e IL-1&alpha foram dosadas no sobrenadante de cultura dos grupos experimentais e controles, por ELISA. Apenas IL-8 apresentou diferença significativa entre os grupos. O grupo sem qualquer estímulo apresentou 0,03ng/mL, enquanto o grupo estimulado apenas com S. typhi e E. coli apresentou 2,5 e 3 ng/mL respectivamente. O pré-estímulo com o probiótico na concentração de 109 UFC/mL inibiu significativamente a produção dessa citocina, a níveis próximos do controle sem estímulo (0,015ng/mL), após o desafio com ambos os patógenos. Quando administrados nas concentrações 108 e 107 UFC/mL, observou-se uma tendência a diminuição na produção da Il-8, porém não houve diferença significativa. IL-8 tem como função induzir quimiotaxia em células alvo, principalmente neutrófilos. Após estimular a migração para o sítio inflamatório, essa citocina também pode estimular a fagocitose. Tendo em vista que leucócitos polimorfonucleares são responsáveis pelos danos histológicos observados em doenças inflamatórias crônicas, o efeito de inibição da IL-8 apresentado pela linhagem Lactobacillus plantarum UESC62 confirma seu potencial probiótico antinflamatório, e aponta para sua aplicação como parte do tratamento de pacientes com doenças inflamatórias intestinais. A produção intracelular de citocinas e receptores envolvidos na modulação da resposta imunológica serão futuramente investigados por citometria de fluxo.