27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:852-1


Poster (Painel)
852-1Microbiologia de fluidos de corte utilizados em processos de usinagem industriais na indústria metal-mecânica no Brasil
Autores:Marcília (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Rose (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Álisson (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Paulo (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Resumo

INTRODUÇÃO: Os Fluidos de Corte (FC) são indispensáveis no resfriamento e lubrificação de diferentes processos de usinagem, mas vulneráveis a contaminação microbiológica, o que pode levar a sua deterioração ou representar risco a saúde do operador da máquina-ferramenta. OBJETIVO: Avaliar a contaminação microbiológica do FC de 2 plantas industriais, abordando sua relação com as características do FC e as análises qualitativa e quantitativa. MATERIAL E MÉTODOS: Dentre as 12 amostras coletadas nas 2 plantas industriais (A e B), (que usinam aço, madeira, plástico, etc), todas foram aquosas, semissintéticas, sendo 50% de base mineral e 50% de base vegetal, essa última apresentando biocida na composição. As análises microbiológicas quantitativas e qualitativas de bactérias e fungos foram feitas em ágar Muller Hinton (contagem total de bactérias), Pseudomonas F (cultivo de Pseudomonas spp.) e Sabouraud contendo cloranfenicol (fungos), incubadas à 37oC e temperatura ambiente e análise após 5 e 14 dias. As colônias mais representativas e frequentes foram descritas (pigmentação, dimensões, etc.) e caracterizadas morfo-tinturialmente pelas colorações de Gram e Ziehl Nielsen. Os fungos leveduriformes e filamentosos foram analisados nos meios de Muller Hinton e Sabouraud. RESULTADOS: As contagens de bactérias foram altas com médias de 9x10e7 UFC/mL (planta A) e 2x10e7 UFC/mL (planta B), sendo mais altas quando considerados os resultados da planta A em relação a planta B (2x108 UFC/mL x 5x106 UFC/mL), respectivamente. Nas formulações a base de óleo vegetal, em particular, as contagens foram mais baixas na planta A do que na planta B, provavelmente devido a diferenças na composição do biocida como preservativo antimicrobiano. A microbiota foi predominantemente de bacilos gram negativos, com destaque para não fermentadores, com amostras de Pseudomonas spp. e representantes da família Enterobacteriacea. Contaminação expressiva por fungos só foi observada em duas amostras de FC, uma correspondendo ao óleo vegetal, com biocida e a outra recuperada de óleo de base mineral sem biocida (ambos da planta A), correspondendo a 2,8x10e UFC/mL (Candida spp.) e 1,0x10e6 UFC/mL (fungo filamentoso). CONCLUSÕES: Embora a contaminação dos FC fosse alta, composta predominantemente por bacilos gam negativos, resultante da presença de água nas formulações, não foram detectados bacilos gram positivos e fungos filamentosos do gênero Fusarium potencialmente patógenos por via inalatória.