27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:850-2


Poster (Painel)
850-2AVALIAÇÃO DO BIOPROCESSO UTILIZANDO CLADOSPORIUM RESINAE COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE DA INDÚSTRIA CURTUMEIRA
Autores:Avila, D.C.R.J. (UNILASALLE - Centro Universitário La Salle) ; Brito, M. (UNILASALLE - Centro Universitário La Salle) ; Spagiari, M.S (UNILASALLE - Centro Universitário La Salle) ; Monzon, L.R. (UNILASALLE - Centro Universitário La Salle) ; Bizani, D. (UNILASALLE - Centro Universitário La Salle)

Resumo

A atividade industrial de um curtume utiliza grande quantidade de água e substâncias químicas que podem ocasionar a contaminação dos ecossistemas. Os curtumes possuem elevado potencial poluidor, principalmente de cromo, que é o mais utilizado no processamento. O despejo inadequado de efluentes de curtume é extremamente preocupante, haja vista que essa atividade produz resíduos potencialmente poluentes e tóxicos ao meio ambiente, em especial à biota aquática e aos reservatórios, representando uma ameaça ao meio ambiente e a saúde humana, podendo promover a impactação do meio e alteração de sua qualidade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do bioprocesso utilizando a espécie Cladosporium resinae. no tratamento de efluentes provenientes das atividades de um curtume. Amostras deste material foram cedidas por uma empresa de curtume localizada na região metropolitana de Porto Alegre. As amostras de Cladosporium resinae. utilizadas foram isoladas do meio ambiente, este foi cultivado em placas de ágar BHI e ágar sangue 5% e incubado á 32°C por 24 horas. O pré-inóculo foi feito em ágar PDB e incubado nas mesmas condições anteriores por 72h. Do caldo de cultura obtido, 200 mL foram adicionados à coluna do bioprocesso contendo 3 litros de efluente, mantidos em estufa com aeração forçada, agitação constante e temperatura a 32°C. Este trabalho propôs quantificar e avaliar as alterações nas concentrações de OD, Cromo(Cr) e Zinco(Zn). Para quantificar OD, a metodologia utilizada foi o método Iodométrico (Determinação de Oxigênio Dissolvido pelo método de Winkler, modificado pela azida de sódio, Método 4500-O) que compreendeu diversas fases. A determinação de Cromo total foi feita pelo método colorimétrico da difenilcarbazida. (Método 3500-Cr B). A avaliação da quantidade de Zn foi determinada pelo método colorimétrico com reagente de Zincon. Os resultados obtidos com o efluente bruto foram: OD (17,9 mg/L), Cr (264,225 mg/L) e Zn (37,705 mg/L). O projeto ainda está em execução, desta forma, no presente momento, não possuímos resultados da eficácia do bioproceso. Entretanto, esperamos resultados positivos para a utilização do Cladosporium resinae, tendo em vista que esta linhagem já apresentou representativa mobilização de metais em outros efluentes testados, como por exemplo, a drenagem ácida de mina.