27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:842-1


Poster (Painel)
842-1Fungos na Escola: o que se sabe sobre eles?
Autores:Chaves, RS (IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo) ; de Lucena, J.M.V.M. (IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo)

Resumo

Os fungos são conhecidos popularmente como cogumelos, bolores, mofos, etc. São organismos importantes, pois desempenham papel fundamental na reciclagem de nutrientes e manutenção dos ecossistemas como sua atuação como deterioradores da matéria orgânica ou suas associações micorrízicas e endofíticas. Muitas espécies são empregadas em processos biotecnológicos para fabricação de medicamentos e alimentos, além das espécies comestíveis. Os fungos também são conhecidos pelos seus aspectos negativos, como as doenças. Apesar disso tudo, pouco se discute sobre os fungos na Educação Básica. Levando isso em consideração, foi realizado um diagnóstico sobre o conhecimento do tema FUNGO com alunos do 3˚ ano do ensino médio de uma escola estadual do Município de Manaus, Amazonas. Para tanto aplicou-se um questionário com cinco questões abertas e três fechadas para alunos de quatro turmas. As questões foram: 1) O que é um fungo? 2) Os fungos são importantes? Porquê? 3) Você gosta de fungos? Porquê? 4) O que você já ouviu sobre fungos? 5) Na escola você já estudou sobre os fungos? O quê estudou? As questões: dois, três e cinco eram fechadas e abertas. Para tabulação dos dados as questões abertas foram agrupadas em quatro categorias: aproximação - quando nas respostas houve termos relacionados ao tema; distanciamento - quando houve termos sem relação nenhuma com o tema; aspectos positivos - quando os alunos mencionaram o lado positivo dos fungos e, aspectos negativos - quando os alunos mencionaram o lado negativo dos fungos. Um total de 97 alunos responderam o questionário, na questão 1) 60% (58) ficou na categoria aproximação, 30% (29) distanciamento e 10% (10) não responderam; na questão 2) 81% respondeu que os fungos são importantes e 51% (50) mencionaram aspectos positivos, enquanto 24% (23) mencionaram aspectos negativos e 25% (24) não responderam. Questão 3) 17% respondeu que gosta de fungos, 74% que não gosta e 9% não respondeu, sendo que 10% mencionou aspectos positivos e 50% mencionou aspectos negativos. Na questão 4) 35% mencionou termos de aproximação, 18% mencionou termos de distanciamento, 15% mencionou aspectos positivos e 40% aspectos negativos. Quanto a questão 5, sobre ter ouvido sobre os fungos na escola, 93% respondeu sim, 4% respondeu não e 3% não respondeu. 10% mencionou aspectos positivos e 60% aspectos negativos e 30% não respondeu. Observou-se que 25% dos alunos fez confusão entre fungos e bactérias, afirmando em sua maioria, que fungos e bactérias são a mesma coisa. O diagnóstico mostrou que os alunos apresentam algum conhecimento sobre o tema, mas que é necessário investir em alternativas metodológicas para o ensino de Micologia na Escola, reforçando-se os aspectos positivos e de desenvolvimento tecnológico que esses seres vivos podem nos proporcionar, pois ainda se precisa avançar na discussão sobre esse tema na Educação Básica.