27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:828-2


Poster (Painel)
828-2Tendências de sepse neonatal tardia numa unidade de terapia intensiva nível III durante um período de vigilância epidemiológica de dois anos.
Autores:Resende, D. S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; de BRITO, C. S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; RIBAS, R. M (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; ABDALLAH, V.O.S. (UFU - Univeridade federal de Uberlândia) ; GONTIJO-FILHO, P. P (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Muitas estratégias tem sido utilizadas para diminuir o risco de infecções de corrente sanguínea hospitalares (ICSh), entretanto poucos estudos tem explorado os eventos que podem interferir nas taxas de ICSh. O objetivo deste estudo foi analisar alterações nas taxas de incidência de ICSh em neonatos considerando diferentes períodos na unidade, além do efeito de uma intervenção utilizando um bundle para cuidados com o cateter venoso central (CVC). O estudo incluiu todos os neonatos admitidos no UTIN do HC-UFU durante o período de outubro/2010 a agosto/2012. Foi utilizada vigilância epidemiológica para busca ativa de ICSh através do National Healthcare Safety Network (NHSN). Foram especificados três períodos para a análise das taxas de ICSh: Período de referência (outubro/2010 a dezembro/2010, novembro e dezembro/2011), período de intervenção (fevereiro/2012) e pós-interveção (março a agosto/ 2012). A intervenção foi baseada na aplicação de um bundle para cuidados com o CVC de acordo com os “guidelines” do CDC (2011). Durante a vigilância, eventos inesperados foram registrados, nos meses de janeiro e após relocação da unidade para reforma e a incidência de ICSh foi calculada separadamente para esses períodos. As diferenças nas taxas de incidência de ICSh foram estimadas utilizando o teste de qui-quadrado e o IRR “Incidence Rate Ratio”. No total, 551 recém-nascidos foram internados na UTIN, destes 140 desenvolveram ICSh (25,4%) com 178 episódios. (32,3%). 77,2% dos episódios tiveram hemocultura positiva. A taxa de incidência global de ICSh foi de 16,1/1000 pacientes-dia. Os nossos dados mostraram que o Staphylococcus epidermidis foi o agente mais freqüente (36,6%), seguido por Staphylococcus aureus (12,5%), e entre os BGNs, a K. pneumoniae foi a espécie mais isolada (80,0%). A taxa de incidência em janeiro de 2011 e 2012 foram maiores quando comparadas com a dos outros meses (IRR:3.59; P<0.001). Foi observada também uma redução significativa após a introdução do bundle (IRR:1.59; P=0.04). Inesperadamente, taxas mais baixas de ICSh foram observadas durante o período de transferência da UTIN para a unidade provisória (IRR:1.59; P=0.03). Concluindo, observou-se uma redução significativa na taxa de ICSh correlacionada com a utilização do bundle, e na mudança da unidade antiga para uma provisória, devido a melhoria da prática de medidas de controle de infecção.