27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:802-1


Poster (Painel)
802-1Resistência à penicilina e genotipagem capsular de Streptococcus pneumoniae isolados de crianças usuárias de creches em Fortaleza.
Autores:Laranjeira, B.J. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; de Oliveira, N.S. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Alves, L.K.P. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Sá, B.S. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Morais, J.O. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Rey, L.C. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; de Carvalho, C.B.M. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Frota, C.C. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

A colonização da nasofaringe por S. pneumoniae é uma etapa necessária na patogênese da infecção pneumocócica. As taxas de colonização são altamente influenciadas pelo confinamento, como no caso de crianças usuárias de creches. O aumento de cepas de pneumococos resistentes à penicilina tem sido motivo de preocupação em todo mundo. Os genótipos capsulares de S. pneumoniae podem ser determinados através do método de multiplex PCR, um método simples e de baixo custo. A determinação dos genótipos capsulares permite avaliar a potencial cobertura da vacina pneumocócica 10-valente (VPC-10) uma vez que este estudo foi realizado antes da introdução da vacina no calendário de vacinação do país. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de S. pneumoniae colonizando crianças usuárias de creches em Fortaleza, a distribuição dos genótipos, a resistência à penicilina, bem como a potencial cobertura da VPC-10. Foram obtidos 291 swabs de nasofaringe de crianças saudáveis usuárias de 14 creches da Regional V de Fortaleza. Os swabs foram semeados em meio agar sangue suplementado de 5% de gentamicina e incubadas por 24 horas em ambiente de 5% de CO2. As colônias alfa-hemolíticas, Gram positivas, sensíveis à optoquina e solúveis em bile, foram selecionadas para a determinação da concentração inibitória mínima para a penicilina, pelo método de E-test, e para determinação do genótipo capsular, pelo método de multiplex PCR. A taxa de colonização encontrada foi de 57.6%, sendo esta considerada muito alta quando comparada a outros estudos no Brasil e no mundo. Dos isolados de S. pneumoniae 27.8% foram resistentes à penicilina, uma resistência alta quando comparada a outros estudos no Brasil. Os sorotipos mais comuns identificados foram 6A/6B, 14, 15B/15C, 19F e 23F, sendo estes similares a outros estudos realizados na América Latina. A cobertura potencial da vacina VPC-10 foi de 76.2%, uma cobertura maior quando comparada a outras pesquisas realizadas no Brasil. A taxa de crianças portadoras usuárias de creches em Fortaleza é alta em uma era pré-vacinal; a distribuição dos genótipos capsulares e a sensibilidade à penicilina em portadores de S. pneumoniae fornece uma base para avaliar o impacto da vacina VPC-10 nas crianças.