27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:797-1


Poster (Painel)
797-1PRESENÇA DE AZOSPIRILLUM EM SOLO APÓS PRIMEIRO ANO DE CULTIVO DE MILHO CULTIVADO COM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO COM E SEM APLICAÇÃO DE AZOSPIRILLUM NO SULCO DE PLANTIO.
Autores:GODOY, H.A. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; FARIAS, M.V. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; LANA, R.M.Q. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; SILVA, A.A. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; FERREIRA, A.S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

O sistema mais sustentável para aproveitamento do nitrogênio é a fixação biológica de nutrientes, o que já é muito utilizado na cultura da soja (Bradyrhizobium), porém as pesquisas para gramíneas, tem-se buscado novas estirpes que sejam capazes de fixar N2. Entre as bactérias fixadoras de nitrogênio, observou a potencialidade das bactérias diazotróficas microaeróbias, do gênero Azospirillum, fixadoras de nitrogênio atmosférico, que quando associadas à rizosfera das plantas podem, possivelmente, contribuir com a nutrição nitrogenada dessas plantas, o que tem despertado grande interesse. Objetivou avaliar a persistência no solo da aplicação de bactéria Azospirillum no sulco de plantio em associação com o nitrogênio na cultura do milho. A bactéria Azospirillum brasiliense foi inoculada na safra (2011/2012) na cultura do milho em delineamento experimental de blocos casualizados no arranjo fatorial 2 x 5, com seis repetições, na Fazenda do Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia, localizada no município de Uberlândia. Os tratamentos consistiram da aplicação ou não da bactéria fixadora de nitrogênio - Azospirillum (100 mL ha-1), e diferentes doses de nitrogênio (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1). Foram coletadas amostras de cada parcela, para quantificação das bactérias, e as mesmas foram mantidas sobre refrigeração. Para determinação da presença da bactéria o solo foi inoculado no meio NFb semi-sólido de acordo com a metodologia da EMBRAPA. O método usado para quantificação foi o do Número Mais Provável (NMP), verificado na Tabela de McCrady. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANAVA), e as doses submetidas a análise de regressão. Observou-se que houve efeito das doses de nitrogênio em relação a presença de Azospirillum, e que nos tratamentos com aplicação do Azospirillum houve uma redução linear da presença da bactéria com o aumento das doses de nitrogênio. O mesmo comportamento foi observado nas parcelas em que não se aplicou a bactéria, porém a concentração foi superior onde se aplicou o Azospirillum no sulco. Conclui-se que a aplicação de Azospirillum é aumentada quando se realiza a inoculação no sulco, e a aplicação conjunta de nitrogênio, reduz sua disponibilidade no solo. Agradecimentos: Á FAPEMIG pelo apoio a pesquisa no estado de Minas Gerais.