27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:786-1


Poster (Painel)
786-1Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas transfectadas com plasmídeos contendo as sequencias Gag ou Lamp/Gag como potenciais vacinas anti-HIV.
Autores:Matassoli, F.L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Lucas, C.G.O. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Arruda, L.B. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A infecção pelo HIV gera a Síndrome da imunodeficiência humana, que é uma doença infecciosa progressiva crônica caracterizada pelo decréscimo da população de linfócitos TCD4+ com proporcional aumento da viremia. Para o desenvolvimento de uma vacina efetora contra HIV é essencial a indução da ativação dos diferentes compartimentos do sistema imune. Nesse contexto, a ativação de linfócitos TCD4+ é essencial para potencializar a estimulação desses diversos compartimentos. Nosso grupo tem utilizado como estratégia a associação da proteína celular LAMP ao antígeno Gag de HIV com o objetivo de endereçar o antígeno para vesículas contendo moléculas de MHCII e, assim, potencializar a apresentação do mesmo para células TCD4 e a resposta imune elicitada. Dados anteriores do grupo mostraram que a transfecção de células dendríticas (DCs) com a quimera de DNA plasmidial LAMP/gag induziu ativação das DCs, que se mostraram capazes de ativar linfócitos T gag específicos in vitro. No presente trabalho, pretendemos investigar o potencial de geração de resposta imune em camundongos vacinados com DCs transfectadas com o plasmídeo contendo a sequencia gag nativa (gagN) em comparação com DCs transfectadas com LAMP/gag. Camundongos Balb/c foram imunizados por via subcutânea apenas com PBS, com DCs não transfectadas, com DCs transfectadas com gagN (gag-DC) e com DCs transfectadas com LAMP/gag (Lg-DC). Após três imunizações, os camundongos foram sacrificados, e o baço e o intestino foram retirados para análise de secreção de citocinas e indução da ativação de linfócitos T gag-específicos. Nossos dados mostraram que esplenócitos obtidos dos camundongos imunizados com Lg-DCs apresentam uma secreção mais acentuada de TNF-α, IFN-g e IL-17 quando comparados com os camundongos que receberam gag-DCs. Além disso, a imunização com Lg-DC induziu um aumento da proporção de linfócitos TCD4+ e CD8+ polifuncionais, produtores de IL-2 e IFN-g. Além disso, a análise da produção de citocinas nos intestinos dos animais imunizados revelou um aumento da produção de TGF-b nos camundongos imunizados com Lg-DC, em relação aqueles imunizados com gag-DC Nossos dados sugerem que DCs transfectadas com LAMP/gag são capazes de induzir uma potente resposta imunológica, com ativação de diferentes subpopulações de linfócitos TCD4, CD8, incluidno células polifuncionais, o que sugere o potencial dessa estratégia para vacinação anti-HIV.