27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:783-1


Poster (Painel)
783-1Detecção da diversidade de bactérias potencialmente enteropatogênicas isoladas de corpos dágua no Parque Nacional Serra da Capivara(PNSC), Piauí - Brasil.
Autores:Thomé, J. D.S. (ENSP, FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz) ; Chaves, S. A. M (ENSP, FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

No Brasil, a alta mortalidade causada por diarréias infecciosas representa um grave problema de Saúde Pública, principalmente na região nordeste do país. Sendo a água um elemento natural essencial à vida, fatores relacionados à qualidade da água são uma ameaça constante em muitos lugares do planeta, principalmente em regiões de clima semiárido, como é o caso da região sudeste do Piauí, onde está localizado o Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC). O PNSC foi criado com a finalidade de garantir e preservar a maior concentração de sítios arqueológicos pré-históricos da América, e a proteção do ambiente específico, a caatinga. No entorno do PNSC, é possível observar a prática comum de criação de animais domésticos e a condução de rebanhos inteiros aos reservatórios de água que também são utilizados para o abastecimento da população. Uma vez que os reservatórios de água são compartilhados por homens e animais, pretendeu-se neste projeto detectar a diversidade de enteropatógenos e bactérias potencialmente patogênicas presentes no ambiente, considerado propício à emergência ou reemergência de zoonoses e doenças de veiculação hídrica. Foram realizadas duas idas ao PNSC, em períodos distintos, para a coleta de amostras ambientais em 40 corpos d’água presentes no interior e no entorno do parque. Para a coleta das amostras de água, foram utilizados suportes de filtração estéreis contendo uma membrana de éster celulose com porosidade de 0,22 μm e 47 mm de diâmetro. Com a chegada ao Laboratório de Zoonoses Bacterianas/ IOC – Fiocruz, cada membrana foi removida assepticamente e utilizada para cultivo em diferentes meios de cultura seletivos e específicos para os enteropatógenos pesquisados. Posteriormente ao isolamento e identificação bacteriana, realizou-se o teste de sensibilidade a antimicrobianos traçando o perfil de resistência de cada amostra isolada através da técnica de difusão de disco de acordo com a metodologia determinada pelo CLSI. Das 80 amostras ambientais analisadas, obteve-se o isolamento de 139 cepas de bactérias do grupo coliformes termotolerantes, dentre as quais observou-se os seguintes percentuais de resistência: 74% a ampicilina, 43% a cefoxitina, 33% a tetraciclina, 30,9% a sulfametoxazol-trimetoprina, 22,3% a nitrofurantoína, 10,7% a cloranfenicol, 6,4% a ácido nalidíxico, 4,3% a imipenem, 2,8% a ceftazidima e 0,7% a ciprofloxacina. Assim, destaca-se a importância em analisar a presença e a diversidade destas bactérias potencialmente patogênicas circulando na região do Parque da Serra da Capivara, possibilitando o monitoramento da saúde ambiental, além de alertar sobre possíveis agravos para os animais e a população local. A partir dos resultados deste estudo, espera-se contribuir para a construção de indicadores ambientais nos futuros diagnósticos da saúde ambiental de áreas de proteção como o Parque Nacional da Serra da Capivara.