27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:778-1


Poster (Painel)
778-1O homólogo de Proteína Quinase C (pkcA) é necessário para a manutenção da termotolerância no fungo patógeno humano Aspergillus fumigatus
Autores:Rocha, M.C (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Godoy, K.F (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; CUNHA, A. F. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Meira, E.B (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Malavazi, I. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Aspergillus fumigatus é um alérgeno de mamíferos e um importante patógeno oportunista causador da aspergilose pulmonar invasiva em indivíduos imunosuprimidos. A capacidade de lidar com diferentes condições de estresse é essencial para a sobrevivência e virulência neste patógeno no sítio de infecção, principalmente o pulmão. Para tanto, as alterações ambientais são sentidas pelos microrganismos invasores e transduzidas através de vias de transdução de sinais que levam à ativação de estratégias de resposta e adaptação. A via de integridade da parede celular (CWIP) é uma cascata de sinalização ativada em células fúngicas principalmente sob condições de perturbação da composição e integridade da parede celular e desempenha um papel importante na adaptação dentro do hospedeiro. Neste trabalho foi analisada a relação da proteína quinase C (PKC) de A. fumigatus (pkcA) com a termotolerância de A. fumigatus, um dos seus principais determinantes de virulência. Para isso o crescimento radial do mutante pkcAG579R foi avaliado sob diferentes temperaturas (30oC, 37oC, 45oC e 50oC), e comparado com o crescimento da linhagem selvagem. A sobrevivência de conídios da linhagem mutante pkcAG579R obteve uma redução de 50% em relação a linhagem selvagem quando exposta ao choque térmico à 45oC e 50oC. Adicionalmente, o mutante pkcAG579R mostrou maior sensibilidade ao agente radicicol, um inibidor farmacológico da chaperona hsp90. A fim de se compreender as bases transcricionais da termotolerância defectiva do mutante pkcAG579R, a expressão dos genes hsf1, hsp30, hsf90, ssc1 e ssp1 foi avaliada em ambas as linhagens em condições de estresse térmico. A expressão de pkcA é aumentada na célula em exposição ao choque térmico na linhagem selvagem, tanto a 37 quanto a 48oC. Por outro lado foram observados perfis de transcrição diferentes no “background” mutante pkcAG579R para vários genes conhecidamente envolvidos na resposta ao choque térmico em A. fumigatus, como por exemplo, o fator de transcrição hsf1, as chaperonas moleculares hsp90 e hsp30 e o gene ssp1 que codifica uma chaperona a qual é membro da família da HSP70. Esses resultados demonstram a participação de pkcA na modulação transcricional de diversos genes envolvidos na resistência ao choque térmico em A. fumigatus e portanto sua relação na termotolerância .