27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:774-2


Poster (Painel)
774-2ELABORAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS MICROBIANOS COM A FERRAMENTA PREZI: PROPOSTA DO USO DE NOVA TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS.
Autores:BRAVO, L. G. (FAMETRO - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza) ; RODRIGUES, S. R. S. (FAMETRO - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza) ; PAIXÃO, G. P. (UECE - Universidade Estadual do CearáFAMETRO - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza)

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia de ensino que deve ser incentivada, pois possibilita a interrogação elaborativa e o autoaprendizado do aluno. O presente estudo propõe a discussão de casos clínicos microbianos, criados na ferramenta audiovisual Prezi, como instrumento eficaz em PBL. É um estudo descritivo, elaborado a partir de casos clínicos microbianos aplicados entre agosto de 2012 e maio de 2013 para alunos do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza-CE. O Prezi é um programa de apresentação livre, ainda pouco conhecido e que difere dos programas tradicionais, como o Microsoft PowerPoint®, pois em vez de um slideshow estático, o Prezi se apresenta em uma tela ampla, na qual a informação é fornecida de modo linear ou não-linear, a critério de seu editor, permitindo estabelecer hierarquia de ideias e estimular o raciocínio dedutivo ao longo da apresentação. Foram elaborados e debatidos 15 casos clínicos, de etiologias bacterianas (11) e fúngicas (5). Os alunos são solicitados a responder, em tempo real, questionamentos correlacionados ao caso em tela e se familiarizam com a sequência dos testes que compõem o diagnóstico laboratorial (reações morfo-tintoriais, culturas, exames bioquímicos e sorológicos e testes de susceptibilidade a antimicrobianos). A ferramenta permite o uso de imagens e arquivos em áudio e vídeo. A proposta se revelou bom instrumento para ensino da Microbiologia com a metodologia PBL, já que reúne mídias sociais e audiovisuais, atraindo a atenção do discente e permitindo-lhe o autoaprendizado motivado. Concluímos que o uso do programa Prezi para a confecção de casos clínicos microbianos facilita aprendizado diferenciado para o discente em formação, pois alia conhecimentos científicos às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), cada vez mais presente no cotidiano dos alunos, configurando-se ótima ferramenta para a aprendizagem significativa.