27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:774-1


Poster (Painel)
774-1INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE MICROBIOLOGIA
Autores:BRAVO, L. G. (FAMETRO - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza) ; RODRIGUES, S. R. S. (FAMETRO - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza) ; PAIXÃO, G. P. (UECE - Universidade Estadual do CearáFAMETRO - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza)

Resumo

O ensino da Microbiologia desenvolve-se em meio a alguns obstáculos, uma vez que além da esperada dificuldade relacionada à taxonomia e correta identificação de agentes etiológicos, um entrave decorrente da formação estudantil básica se estabelece, pois o baixo índice de proficiência em leitura faz com que o aluno tenha dificuldade em interpretar textos de fundamentação teórica, o que compromete a compreensão dos conceitos basilares, interpretação e aplicação de conhecimentos. Uma proposta metodológica que alie os conceitos fundamentais e clínicos da Microbiologia ao exercício da leitura e interpretação de texto pode trazer efeitos benéficos ao estudante. Dessa forma, descrevemos o uso da interpretação de texto como ferramenta hábil no estudo dos agentes microbianos. Trata-se de estudo descritivo exploratório realizado entre janeiro e maio de 2013, a partir da aplicação de estudos dirigidos elaborados a partir de textos introdutórios de em média de 50 linhas, construídos em linguagem acessível e permeada de dados epidemiológicos relevantes no contexto local, informações atuais retiradas de artigos científicos, realçando o olhar microbiológico e o que se espera da atuação do profissional enfermeiro no tratamento e prevenção das doenças infecciosas. Foram aplicados 11 estudos dirigidos voltados para as temáticas: conceitos gerais de vida microbiana (3), doenças bacterianas (7) e micoses (1) para alunos de um Curso de Enfermagem. Os estudos se compunham de textos de apresentação da temática e de questões objetivas (entre 10 e 15 por estudo) que exploravam e aplicavam conceitos mencionados ao longo do texto, além de estimular o aluno a buscar fontes de pesquisas adicionais para resolução dos questionamentos postos. Essa metodologia estimula a leitura e interpretação de textos, melhorando a fixação de conceitos essenciais, além de permitir aos discentes com maior dificuldade cognitiva a familiarização com as temáticas a partir da leitura do texto de apresentação. Conclui-se que o uso desses estudos dirigidos permite ao aluno melhor apresentação do tema de estudo; facilita a fixação e aplicação contextualizada de conteúdos vistos em sala de aula e agrega maior bagagem científica para aplicar criticamente conceitos já apreendidos, configurando-se numa estratégia pedagógica ampla e eficaz, capaz de atender à necessidade cognitiva de diferentes grupos de alunos.