27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:760-2


Poster (Painel)
760-2AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE CARNES MOÍDAS COMERCIALIZADAS EM LONDRINA-PR E CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA DE FATORES DE VIRULÊNCIA ASSOCIADOS Á EPEC E STEC.
Autores:Lima, N. R. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Schuroff, P. A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Medeiros, L.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Pelayo, J.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

No Brasil, a bovinocultura de corte tem extrema importância, sendo um dos principais destaques do agronegócio no cenário mundial. Dentre os produtos cárneos, a carne moída é amplamente utilizada pela população e constitui excelente meio para a multiplicação de microrganismos pela sua constituição e pela alta manipulação que sofre, podendo ser responsável pela transmissão de doenças para o homem através de bactérias patogênicas, como Escherichia coli. Cepas patogênicas de E. coli como E. coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli produtora de toxina Shiga (STEC) estão frequentemente envolvidas em surtos de infecções transmitidas por alimentos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo investigar a qualidade higiênico-sanitária de 50 amostras de carne moída bovina comercializada em açougues e supermercados de Londrina - PR, por meio da análise de ocorrência de E. coli e pesquisar fatores de virulência associados aos patotipos de EPEC e STEC. A metodologia utilizada para quantificação de E. coli foi através de substrato cromogênico e fluorogênico e o isolamento através de ágar MacConkey e posterior identificação bioquímica. Genotipicamente estas cepas foram investigadas para a presença dos marcadores de virulência stx1, stx2, eae, bfp e hlyA pela técnica da Reação da Polimerase em Cadeia (PCR). Segundo a Instrução Normativa n°62 do MAPA, 12 amostras (24%) se encontraram fora do padrão higiênico-sanitário, enquanto 38 (76%) apresentaram-se dentro dos padrões. Duas cepas (0,8%) foram classificadas como E. coli produtora de toxina Shiga (STEC) sendo as duas positivas para a sequência stx2. Nenhum isolado foi positivo para o gene eae, bfp e hlyA. Com esses resultados espera-se conscientizar tanto a população como os órgãos públicos sobre a importância do controle da qualidade higiênico-sanitária das carnes moídas na prevenção de surtos e infecções transmitidas por alimentos.