27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:760-1


Poster (Painel)
760-1Escherichia coli ISOLADAS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETAS): CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA E FENOTÍPICA DE FATORES DE VIRULÊNCIA ASSOCIADOS À EPEC E STEC.
Autores:Schuroff, P.A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Lima, N.R. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Burgos, T.N. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Godoi, A. M. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Pelayo, J.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

As ETAs são projetadas com a função de captar água, tratar e a distribuir na forma potável. Neste processo, são originados resíduos como lodo de decantador e água de lavagem de filtros. Dentre os diversos tipos de bactérias encontradas nos resíduos, destacamos a E. coli. Embora comensal, algumas cepas dessa espécie podem causar gastroenterites, representando assim um dos principais agentes causais de diarreia em crianças e em adultos nos países em desenvolvimento. Considerando a importância das diarreias causadas por E. coli em nosso meio esse trabalho tem como objetivo avaliar genotípicamente e fenotipicamente 171 cepas de E. coli isoladas de água bruta e resíduos (lodo e água de lavagem de filtros) de duas ETAs (Cafezal e Tibagi) da cidade de Londrina, PR. Genotipicamente estas cepas foram investigadas para a presença dos marcadores de virulência stx1, stx2, eae, bfp e hlyA pela técnica da Reação da Polimerase em Cadeia (PCR). Cinco isolados (2,9%) foram positivos para o gene eae sendo classificados como E. coli enteropatogênica (EPEC) atípica. Oito cepas (4,7%) foram classificadas como E. coli produtora de toxina Shiga (STEC) sendo que destas, sete foram positivas para a sequência stx1 e uma positiva para as sequências stx1, stx2, e hlyA. Nenhum isolado foi positivo para o gene bfp. Na caracterização fenotípica foram utilizados os testes de adesão em células HEp-2 e o teste quantitativo de biofilme. No teste de adesão 126 cepas (73,7%) apresentaram adesão agregativa, 36 (21%) um padrão de adesão misto (adesão agregativa com adesão difusa), enquanto que nove isolados (5,3%) foram classificados como não aderentes. Todas as cepas de EPEC atípica apresentaram adesão agregativa e as STEC apresentaram padrão agregativo e misto. No teste de formação de biofilme a E. coli enteroagregativa (EAEC) 042 foi usada como controle positivo e a E. coli HB101 como controle negativo e todos os 171 isolados apresentaram densidade óptica maior que 0,2; demonstrando serem formadoras de biofilme. Portanto a partir dos resultados encontrados esperamos conscientizar tanto a população como os órgãos públicos da importância do controle microbiológico dos resíduos de ETAs na prevenção de surtos e infecções relacionados aos corpos d’água que recebem esses resíduos.