27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:755-2


Poster (Painel)
755-2EXPRESSAO DA ATIVIDADE LIPÁSICA POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA EM BACTÉRIAS OBTIDAS DE SOLOS SOB MATA SECA NATIVA DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Autores:Ruas, F.A.D. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos, M.E. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Silva, C.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos, D.L. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Lacerda, F.S. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Fonseca, F.R. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valério, H.V. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

A produção enzimática é um dos campos mais promissores e em crescimento dentro das tecnologias para a síntese de diferentes compostos, pela capacidade dos microrganismos de realizarem transformações químicas. As enzimas produzidas por fermentação têm sido utilizadas como catalisadores no processo de transesterificação para biocombustíveis. São fontes de aplicação biotecnológica, devido à versatilidade de suas propriedades: atuação enzimática, especificidade ao substrato e estabilidade. Nesse contexto, este trabalho propõe alternativas para a produção de enzimas lipolíticas a partir de microrganismos isolados de solos sob Mata Seca da região Norte de Minas Gerais, por fermentação submersa, utilizando azeite de oliva como indutor, além de avaliar as condições do processo fermentativo para produção destas enzimas. Utilizou-se Erlenmeyers de 250 mL, num agitador orbital (170 rpm), contendo 125 mL (% w/v-1) de meio constituído de KH2PO4, MgSO4.7H2O, NaNO3, extrato de levedura, peptona e amido, em pH 7,0; temperatura de incubação a 30°C; fermentação foi conduzida nos tempos de 24, 48, 72, 96 h; e o de indutor a 1 %. A determinação da atividade lipolítica foi analisada a 30°C, num agitador, utilizando goma arábica 7% (p/ v-1); azeite de oliva e tampão fosfato (0,1 M, pH 7,0). As reações foram conduzidas durante 10 min e posteriormente interrompidas pela adição de uma solução acetanólica (1:1), titulados com uma solução de NaOH (0,05 M), com fenolftaleína como indicador. Determinou-se a produtividade máxima no tempo de 96h. As análises dos substratos fermentados foram conduzidas retirando-se 2mL da amostra, centrifugando-as a 3000 rpm durante 10 minutos. O sobrenadante foi utilizado para a dosagem da atividade lipolítica. Foi observada uma alta atividade enzimática e a manutenção desta durante e após a adição do indutor, com a atividade máxima de 35,01 U/mL às 24 horas, 46,66 U/mL às 48 horas, 50,00 U/mL às 72 horas e 56,66 U/mL às 96 horas de fermentação. Verificou-se que a máxima atividade lipolítica alcançada, em fermentação submersa, foi de 33 U/mL para a Burkholderia cepacia, cepa padrão positiva para a atividade estudada. Considera-se que as cepas em estudo apresentaram atividade enzimática bastante promissora. A produtividade máxima foi 0,399 U/mL a 96h. Estes resultados demonstram que algumas cepas de solo se mostram promissoras para obtenção de lipases e a fermentação submersa é uma valiosa ferramenta para otimização de produção de enzimas.