27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:755-1


Poster (Painel)
755-1Seleção de bactérias com potencial lipolítico isolados de solos sob Floresta Estacional Decidual na região Norte do Estado de Minas Gerais
Autores:Ruas, F.A.D. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Silva, C.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos, M.E. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Lacerda, F.S. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos, D.L. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Fonseca, F.R. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valério, H.V. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

As enzimas têm se mostrado promissoras para as várias aplicações comerciais, bem como também para produção de biocombustíveis. Os setores industriais buscam por novas tecnologias capazes de proporcionar o crescimento tecnológico com rapidez, baixo custo e de preferência mais sustentáveis. Por esta razão, as lipases são utilizadas para catalisar a síntese de ésteres e da transesterificação de óleos para produção de biodiesel. As lipases apresentam, características desejáveis como: alta seletividade, especificidade elevada e estabilidade em solventes orgânicos, sendo desnecessário o uso de cofatores. Devido os solos de regiões tropicais serem um grande reservatório de populações microbianas, pesquisas buscam selecionar e isolar bactérias com capacidade lipolítica para posterior utilização das enzimas microbianas. Neste estudo objetivou-se isolar e selecionar cepas de bactérias com capacidade lipolítica através da análise dos índices enzimáticos a partir das amostras de solos coletados em Unidades de Conservação no Norte de Minas Gerais. Foram utilizados os cultivos de cepas bacterianas provenientes da coleção do Laboratório de Microbiologia Ambiental da Universidade Estadual de Montes Claros, a partir das quais 440 isolados foram repicados e diluídos para o ajuste da densidade óptica (A= 0,5nm). Em seguida foi realizada a pré-seleção de bactérias para avaliação da atividade enzimática, inoculando-se 100µL de cada bactéria em Agar Padrão de Contagem (PCA), NaCl, e substratos específicos. Foram utilizados três diferentes substratos: Tributirina, Azeite de Oliva e Trioleína. Posteriormente foi medido o diâmetro do halo e o diâmetro da colônia e calculado o índice enzimático (IE), através da relação do diâmetro do halo pelo diâmetro da colônia, selecionados os valores maiores que 1,7 (R/r > 1,7). Nas placas contendo azeite de oliva e trioleína não foram observadas formação de halo transparente. Com o substrato tributirina foram caracterizadas 220 cepas positivas pela medida do diâmetro do halo ao redor da colônia, evidenciando a reação de degradação da tributirina por enzimas extracelulares, selecionando-se 55 cepas com índice maior que 1,7. Desta forma, considera-se que as cepas bacterianas apresentaram uma relação bastante promissora por exibirem valores de atividade enzimática compatível e que contribuem para o desenvolvimento e viabilização do processo de transesterificação e para produção enzimática de biodiesel pelo uso de bactérias de solo.