27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:751-1


Poster (Painel)
751-1Detecção, caracterização genotípica e patogenicidade de Staphylococcus aureus em profissionais de saúde de Vitória da Conquista (BA)
Autores:Marques, L.M. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Mafra, S.S. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Oliveira, E.G. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Cunha, T.S. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Cunha, B.C. (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Introdução: No Brasil, a magnitude do problema resistência microbiana não é completamente conhecida. S. aureus é o objeto de pesquisa devido sua importância clínica, seu perfil de resistência aos antibióticos e alta incidência em infecções hospitalares, que se configuram atualmente como um grave problema de saúde pública, além de participar da microbiota humana, que torna relevante a prevenção de infecções cruzadas. Objetivos: Isolamento de S. aureus em profissionais envolvidos na assistência a saúde em um hospital público de Vitória da Conquista e a identificação do perfil de resistência e dos genes de virulência das cepas isoladas. Resultados: A coleta de swab nasal, mãos e jalecos foi realizada em 80 profissionais do hospital público referido, totalizando 240 amostras. Obteve-se isolamento de 176 cepas de S. aureus, sendo que 61 (76,25%) foram de swab nasal, 56 (70%) das mãos e 59 (73,75%) do vestuário. Foram avaliadas quanto à resistência a oxacilina e vancomicina, produção de biofilme e expressão dos genes de virulência pvl, sea, seb e sec por PCR. Após teste de sensibilidade aos antimicrobianos oxacilina e vancomicina, verificou-se que 38 (21,6%) dessas cepas foram MRSA (MIC ≥ 4μg/mL) e apenas 5 (2,8%) VRSA (MIC ≥ 8μg/mL). Porém, ao realizar o Etest® para confirmação de VRSA foi observado que as cepas mostraram-se sensíveis a esse antimicrobiano. Todas as estirpes MRSA isoladas expressaram o gene mecA. Quanto a expressão dos genes de virulência 0,9% dessas cepas apresentaram o gene para pvl, 13,6% para sea, 2,8% para seb e 3,4% para sec. Em relação à produção de biofilme, 86,9% foram classificadas como fortemente produtoras, 7,4% cepas consideradas como moderadamente produtoras, 3,4% de cepas produtoras e 2,3% cepas fracamente produtoras. Conclusão: O estudo visa à atuação conjunta com o CCIH, intervendo de forma construtiva diante deste importante problema de saúde pública, a resistência microbiana. E ao final deste estudo, espera-se contribuir na com a política de controle de infecções nosocomiais. Apoio Financeiro: FAPESB