27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:750-3


Poster (Painel)
750-3Análise quantitativa dos Objetos de Aprendizagem voltados para a Microbiologia no Banco Internacional de Objetos Educacionais-BIOE
Autores:Romão, E.P. (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Pereira, L.M.P. (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Paixão, G.C. (UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Resumo

Um dos grandes desafios do professor é trabalhar metodologias de ensino inovadoras e interativas, que despertem e fixem o interesse do aluno, motivando-o a participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, os recursos multimídias possuem inúmeras aplicações na área educacional, oportunizando mudanças em relação a situações de aprendizagem. Nesse contexto surgem os Objetos de Aprendizagem-OA, que consistem em unidades de ensino reutilizáveis dispostos em Repositórios de Objetos de Aprendizagem-ROA e podem se apresentar na forma de textos, hipertextos, apresentações, animações, simulações, imagens ou vídeos. Motivados pela dificuldade inicial dos alunos em compreender a abstração da Microbiologia em sala de aula, especialmente nos conteúdos mais teóricos, buscamos conhecer os OA disponibilizados no Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, recomendado pelo MEC e que está integrado ao Portal do Professor. A análise buscou identificar como os conteúdos de Microbiologia são contemplados, vislumbrando aplicações futuras para os alunos de um Curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Localizamos 19.568 OA, sendo 607 (3,1%) voltados para Microbiologia distribuídos nos seguintes temas: Bacteriologia (16), Biologia e Fisiologia dos Microorganismos (579), Micologia (1), Microbiologia aplicada (2), Microbiologia Médica (1) e Virologia (8), dos quais 593 (97,6%) se apresentam como imagens, 08 na forma de vídeos, 04 são animações e simulações e 02 áudios. Concluímos que a Microbiologia ainda é uma área de estudo pouco explorada nesses ambientes tecnológicos e a mídia que oferece maior quantidade de OA são as imagens estáticas, com déficit grande em OA produzidos a partir de simulações e animações que poderiam se configurar em excelente recurso pedagógico para repasse de conhecimentos práticos e de experimentação em Instituições de ensino com instalações laboratoriais precárias. É imperativo a ampliação dos acervos dos ROA existentes, e para tanto é vital que professores e alunos conheçam melhor as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC disponíveis e sejam estimulados a produzirem e compartilharem OA com temáticas microbianas como alternativa metodológica no ensino de Microbiologia, tornando-o mais dinâmico, contextualizado, atual e menos dependente de complexas infraestruturas laboratoriais.