27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:750-2


Poster (Painel)
750-2Cordéis microbiológicos: a cultura popular no ensino lúdico e contextualizado
Autores:Pereira, L.M.P. (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Romão, E.P. (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Pantoja, L.D.M (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Paixão, G.C. (UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Resumo

Um dos desafios da educação é propiciar aprendizado significativo que atraia a atenção e interesse dos alunos, permitindo sua participação ativa e crítica por meio de técnicas e metodologias de ensino dinâmicas. A literatura de cordel tem valor educacional reconhecido na alfabetização das camadas populares no interior do Brasil, e nos últimos anos vem conquistando espaço nas escolas de ensino fundamental e médio, tornando-se ferramenta útil para melhor entendimento dos conteúdos escolares. Diante disso, avaliamos a utilização do cordel como suporte didático para o ensino de Microbiologia junto aos alunos do Curso de Ciências Biológicas da UECE entre 01/2011 a 12/2012. Os alunos foram desafiados a construir cordéis com temáticas microbiológicas, trabalhando a transposição de conteúdos e conceitos de difícil assimilação através de linguagem rimada e prosada e de fácil compreensão. Os alunos foram divididos em equipes de até 6 componentes com a distribuição de temas que abordavam desde a Microbiologia médica até a ambiental. Os cordéis foram impressos em papéis coloridos, ilustrados com figuras ou xilogravuras e declamados em forma versada ou cantada, com o auxílio de instrumentos musicais como, violão, pandeiro, triângulo e ganzá e vestimentas típicas como gibão. Foram produzidos 31 cordéis, concentrados em 4 temas: viroses, ecologia microbiana, simbioses bacterianas e degradação de petróleo por bactérias. Os cordéis trabalharam conceitos etiologia, diagnóstico laboratorial, comportamento e fisiologia microbianos, mecanismos de transmissão e práticas de prevenção. A aceitação da metodologia foi avaliada com questionário semi-estruturado, composto de 12 questões, respondido por 35 alunos. 80% avaliaram o cordel como uma boa ferramenta para o ensino de Microbiologia e 77% consideraram que tiveram mais facilidade de assimilar os conteúdos com os cordéis. Conclui-se que o uso do cordel no ensino da Microbiologia alia criatividade, originalidade, baixo custo e tradição popular, propiciando aprendizado lúdico, contextualizado e significativo devendo ser incentivado como alternativa pedagógica junto aos futuros professores de Ciências e Biologia, otimizando sua formação docente e despertando interesse para inserção de técnicas de ensino diferenciadas em sala de aula.