27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:745-1


Prêmio
745-1Quorum Sensing: compostos voláteis de micobactérias agindo como indutores na produção de antibióticos por actinobactérias
Autores:Peti, A. P. F. (USP - Universidade de São Paulo) ; Melo, I. S. (EMBRAPA - Embrapa Meio AMbiente) ; Moraes, L. A. B. (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Compostos orgânicos voláteis (VOCs) podem ser definidos como metabólitos que possuem baixo peso molecular, “alta” pressão de vapor e baixa solubilidade em água, resultantes do metabolismo secundários dos micro-organismos, podendo pertencer a diversas classes químicas, como álcoois, cetonas, aldeídos, ésteres, lactonas, terpenos, entre outros. Como esses VOCs compõem um perfil metabólico específico que pode ser usado para a comunicação entre espécies, eles permitem uma rápida sinalização do crescimento microbiano. Desta forma, os VOCs podem trazer vantagens para um organismo frente a outro, bem como possibilitar a comunicação entre membros de uma mesma comunidade, tornar-se válvula de escape de carbono e agir como promotores/inibidores de outros organismos. Neste trabalho os VOCs produzidos por Mycobacterium avium, M. fortuitum, e pela M. smegmatis foram analisados por SPME-GC-MS durante 15 dias, a partir do cultivo destes micro-organismos em meio sólido BDA. Após verificação dos metabólitos voláteis produzidos pelas micobactérias foi avaliada a influência destes compostos no perfil metabólico produzido pela actinobactéria CAAT 6-3. Para tal, meio de cultivo BD foi fermentado com a actinobactérias CAAT 6-3 em atmosfera saturada com butanodiona, acetilacetona, acetoacetato de metila, metil piruvato, etil piruvato e aldeído. Os extratos brutos obtidos foram analisados por ID-MS. Os resultados obtidos por SPME-GC=MS mostraram que nos primeiros dias de cultivos todas as micobactérias estudadas produziram três compostos em comum: 2,3-butanol, 3-hidroxi-2-butanona e butanodiona. Com base nestes resultados foi estudado o efeito de VOCs dicarboniílicos análogos a butanodiona, na indução da produção de antibióticos pela actinobactéria CAAT 6-3. Comparando-se os espectros em modo positivo do extrato bruto controle obtido da fermentação de meio BD na ausência de voláteis com aqueles obtidos para as fermentações nas quais um composto orgânico volátil saturou a atmosfera do frasco de fermentação nota-se que o metil piruvato inibiu a produção dos compostos identificados como ativos no extrato bruto BD. Por outro lado, para butanodiona, acetilacetona e acetoacetato de metila notou-se o aumento significativo na intensidade do íon de m/z 603 (referente ao composto ativo), que tornou-se o pico base no espectro ESI+ do extrato bruto acetoaceato de metila. Desta maneira, pode-se concluir que os composto voláteis butanodiona, acetilacetona e acetoacetato de metila favoreceram a produção do composto ativo de m/z 603 pela actinobactéria CAAT 6-3, induzindo a produção de antibióticos por esta actinobactéria.