27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:741-1


Poster (Painel)
741-1UTILIZAÇÃO DE MILHOCINA E ÓLEO PÓS-FRITURA PARA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Syncephalastrum racemosum DE ACORDO COM PLANEJAMENTO FATORIAL
Autores:Freitas Silva, M. C. (UFRR - Universidade Federal de Roraima) ; Souza, P. M. (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco) ; Marques, N. S. A. A. (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco) ; Campos-Takaki, G. M. (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

Syncephalastrum racemosum pertence à classe dos zygomycetes e tem sido bastante estudado por apresentar, alta capacidade de acúmulo de lipídios, produção de etanol, enzimas, vitaminas e outras substâncias de interesse biotecnológico tais como, os biossurfactantes. Os biossurfactantes substituem os surfactantes químicos por serem naturais e apresentam propriedades de reduzir as tensões, superficial e interfacial, pela acumulação na interface de fluidos imiscíveis, aumento da solubilidade e da biodegradabilidade de compostos hidrofóbicos. São moléculas constituídas por uma porção hidrofílica que pode ser composta de aminoácidos ou peptídeos, mono, di ou polissacarídeos; e a outra hidrofóbica, constituída de uma cadeia hidrocarbônica de um ou mais ácidos graxos, saturados ou insaturados. O objetivo deste trabalho foi estudar a produção de biossurfactante por Syncephalastrum racemosum, utilizando planejamento fatorial para avaliar a influência dos componentes do meio: milhocina e óleo pós-fritura. Cerca de 1 mL da suspensão contendo 107 esporos/mL foi transferido para Erlenmeyers de 1000 contendo 400mL de meio contendo resíduos agroindustriais, de acordo com o delineamento composto central rotacional (102) (DCCR), com a variável resposta redução da tensão superficial e índice de emulsificação (E24). Os frascos foram incubados à temperatura de 28ºC sob agitação orbital de 150rpm durante 96h. A medida da tensão superficial foi realizada nos sobrenadantes livres de células, utilizando-se o tensiômetro automático (Mod SIGMA 70-KSV Ltd; Finland). O índice de emulsificação, foi realizado com o líquido metabólico livre de células e os substratos óleos queimado de motor, de soja, de milho e de canola, após 24 horas de repouso. A menor tensão superficial observada no líquido metabólico do Syncephalastrum racemosum, foi 27,56mN/m, na condição 2 do planejamento fatorial [milhocina 1% e óleo pós-fritura 10%], em relação a 70mN/m da água. O Índice de emulsificação (E24) revelou um resultado de 80%, na mesma condição, com óleo queimado de motor. Os resultados são inéditos por apresentar um elevado potencial tenso ativo e emulsificante por um fungo filamentoso (Syncephalastrum racemosum), despertando a atenção e o interesse para novos estudos com aplicabilidade na biorremediação.